As vendas do Model 3 têm estado em alta, ao ponto de já ter atingido a posição de carro elétrico mais vendido do mundo (vendas atuais). Um facto que levou muitos analistas a considerar que a Tesla iria continuar a vender apenas versões mais caras para garantir maiores margens de lucro. Recorde-se que em Portugal, pelo menos por enquanto, o Model 3 está apenas disponível em duas versões de topo, sempre com tração integral, o Bateria Long Range e o Performance. Mas mesmo este modelos já sofreram uma baixa de preço. O preço base inicial era, respetivamente, de €60.200 e €71.300 mas agora, segundo o configurador online da Tesla em Portugal, os preços começam nos €56.900 para a versão Long Range e €68.000 para a versão Performance. Uma baixa significativa que deu imediatamente origem a algumas dúvidas nas redes sociais relativamente aos compradores que adquiriram o carro recentemente.
Na loja online dos Estados Unidos, além das versões Long Range, Performance e Mid Range, agora já está também disponível a versão Standard Range, a tal com preço de 35 mil dólares. Esta versão mais económica é semelhante às restantes, sendo que as duas maiores diferenças é a bateria de menor capacidade (autonomia real de cerca de 350 km) e a menor potência (apenas tração traseira). Na área de infoentretenimento, a versão mais económica não inclui serviço de streaming de música nem mapas de satélite com informação de trânsito em tempo real. A Tesla parece ter optado por reduzir os custos de dados de redes móveis associados à versão de entrada de gama, apesar de manter os serviços de conectividade para, por exemplo, atualizações remotas e acesso a informações do carro via smartphone. O interior Standard perde ainda alguns “luxos” como alguns materiais premium, bancos aquecidos ajustáveis eletricamente e algumas portas USB.
Além da versão Standard, a Tesla introduziu a versão Standard Plus (37 mil dólares de preço base), com um pouco mais de autonomia e aceleração e melhor equipamento.
Também os Model S e Model X foram afetados pelas mudanças. Agora, o Model S tem um preço base em Portugal de €81.980 e o Model X começa nos €90.400. Preços que representam quebras significativas nas versões base. Dependendo das configurações, a redução de preço pode estar na casa das dezenas de milhares de euros. Boas notícias paras novos clientes, mas que deverão deixar um “amargo de boca” a quem comprou um Tesla há pouco tempo.
Qual será o preço da versão base em Portugal?
A Tesla ainda não anunciou qual vai ser o preço para a Europa do Model 3 Standard Range, mas podemos fazer alguns cálculos. Considerando as diferenças de preço entre os Estados Unidos e Portugal praticadas para as versões Long Range e Performance (não esquecer que os preços anunciados para os EUA não incluem impostos), é de prever que o preço base do Model 3 Standard Range vai ficar algures entre os 41 e os 43 mil euros.
Nova Auto Pilot
A Tesla aproveitou esta mudança nas opções também para alterar o Auto Pilot. Anteriormente, a opção Auto Pilot melhorado tinha um custo extra de €5400. Agora, quem adquirir o Model 3 em Portugal tem duas opções de apoio à condução: o «Piloto Automático» (€3200) e a «Capacidade de condução autónoma total» (mais €5400). Uma opcional que pode criar alguma confusão porque, na verdade, nem a legislação permite condução autónoma. De acordo com a Tesla, esta atualização do Auto Pilot tem capacidade para «condução automática em autoestrada, da rampa de acesso à rampa de saída, incluindo interligações e ultrapassagem de automóveis que circulam a uma velocidade inferior», «estacionamento automático em paralelo e perpendicular» e um «Summon» mais avançado. Esta funcionalidade é capaz de fazer com que o carro estacionado «em qualquer local de um parque de estacionamento» seja capaz de ir, automaticamente, ao encontro do condutor». A Tesla promete ainda uma atualização do software para «mais tarde» que vai adicionar reconhecimento e «reação a semáforos e sinais de stop» e «condução automática em estradas e cidades».