Os dados foram publicados pelo EV Sales e já incluem as vendas totais de 2018. No mercado dos automóveis ligeiros de passageiros foram vendidos 386 mil veículos elétricos. Um aumento de 33% relativamente a 2017. O que representa uma quota de mercado anual ainda bastante modesta: 2,5%. No entanto, a tendência é de forte subida: em dezembro, 3,9% de todos os ligeiros de passageiros vendidos na Europa foram elétricos.
Talvez ainda mais revelador seja a tendência para o maior crescimento dos veículos totalmente elétricos relativamente aos híbridos plug-in, também incluídos nestes números. Enquanto os totalmente elétricos subiram as vendas em 48%, atingindo quase as 200 mil unidades vendidas, os híbridos plug-in (PHEVs) cresceram “apenas” 20%.
No que diz respeito às marcas e modelos mais vendidos, o Nissan LEAF liderou a tabela com uma quota de mercado, entre os elétricos, de 11%, o que representa 40609 unidades vendidas. Em segundo lugar ficou o Renault Zoe com 38538 carros vendidos, seguido pelo BMW i3 com 24432. O primeiro híbrido plug-in da tabela, o Mitsubishi Outlander PHEV, ficou em quarto lugar com 23921 unidades vendidas.
Em Portugal, de acordo com dados do European Alternative Fuels Observatory, que ainda não incluem dezembro de 2018, terão sido vendidos 5806 automóveis totalmente elétricos e 6056 híbridos plug-in. O que representa uma quota de mercado de 3,5%. Segundo estes dados, o veículo mais vendido foi o Nissan LEAF (1523), seguido do Renault Zoe (1182) e do plug-in BMW 530e (666).
Em 2018 foram vendidos quase 400 mil carros elétricos na Europa
Os mais recentes dados apontam para o reforço do crescimento do mercado dos automóveis elétricos. 2018 fica para a história como o primeiro ano em que se venderam mais carros totalmente elétricos que híbridos plug-in.