Perante o desafio de implementar um CRM (software de gestão do relacionamento com clientes), algumas empresas recuam ou adiam a decisão quando confrontadas com as necessidades de investimento, definição de processos e tempo de implementação.
A redução do tempo e do investimento necessários para atingir este objetivo é a resposta que a metodologia Core Sales — desenvolvida pela inCentea Core para a implementação do Microsoft Dynamics 365 Sales — disponibiliza para que as organizações de menor dimensão consigam obter mais oportunidades de negócio, possam gerir melhor a sua força de vendas e obtenham uma visão 360O dos seus clientes e do seu ciclo de negócio.
Em que consiste o Core Sales?
Consiste numa solução pré-configurada do Microsoft Dynamics 365 Sales e no conjunto de serviços de implementação, formação de utilizadores e apoio no arranque. Incorpora a experiência da inCentea em projetos com empresas de múltiplos setores e dimensões, possibilitando a redução do tempo de implementação e do investimento.
É uma metodologia que assegura, de base, que as etapas dos processos são geridas de forma precisa e alinhada com os objetivos de negócio.
Com isso, as empresas deixam de poder adaptar a solução tecnológica às suas especificidades?
Não, por duas razões. A primeira é que a pré-configuração contempla processos e procedimentos que permitem que as empresas comecem muito rapidamente a usar o CRM. A metodologia não impede, de todo, a atenção às especificidades de cada negócio. A segunda é a garantia de evolução. Ou seja: tendo garantida a base de partida, continua a ser possível acompanhar o negócio e o seu crescimento, evoluindo em função de novas necessidades ou alargamento do âmbito do projeto.
Quando se fala em menor investimento, de que valores estamos a falar?
Com o Core Sales, o tempo de implementação é de 10 dias úteis, sendo o investimento de base de 3.750€ (a que acresce o preço das licenças). É importante ter em conta os ganhos de utilização do sistema. Há verdadeiro valor para o negócio: da cobertura total das fases do processo de negócio à integração do CRM com outras ferramentas (Outlook, Excel, Word e Teams), passando por uma visão 360o dos clientes, prospects e pipeline de negócios e pela disponibilidade de indicadores de suporte à decisão.
Por ser um produto 100% cloud, o cliente não precisa de investir na aquisição e manutenção de infraestrutura, para além do seu equipamento pessoal.
Quais os principais benefícios do investimento no CRM?
A facilidade em acompanhar o processo de criação de negócio, com aumento da sua eficiência e eficácia, consolidação da informação e uma melhoria da proatividade na interação com os clientes.
A atividade comercial, pela sua natureza, é especialmente difícil de gerir. Uma ferramenta destas é estruturante e um grande catalisador da eficiência.
A metodologia Core Sales foi desenvolvida no âmbito da inCentea Core. Como se enquadra esse trabalho na orientação estratégica desta unidade do Grupo inCentea?
A inCentea Core é a empresa do grupo dedicada a soluções de negócio com base tecnológica Microsoft: Dynamics e Power Platform. Temos integração e complementaridade com várias ferramentas das outras unidades de negócio, permitindo-nos trabalhar em conjunto e criar uma oferta mais robusta e abrangente para todos.
Hoje, não há praticamente nenhuma empresa que não use tecnologia Microsoft. A familiaridade da maior parte dos utilizadores com estas ferramentas e a natural integração deste ecossistema faz com que os níveis de adoção sejam muito altos e as curvas de aprendizagem mais curtas do que noutras plataformas.
O papel da Inteligência Artificial nestes produtos, em que a Microsoft é líder com o Copilot, é transformador e temos sentido um grande interesse e vontade de adesão por parte das empresas.
O Core Sales adequa-se também a empresas internacionalizadas?
Sim, sem dúvida. Um dos aspetos diferenciadores destes produtos é a sua escalabilidade. Temos feito projetos com poucos utilizadores e outros com centenas de utilizadores em vários países e de grande complexidade.
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