Depois de no início deste mês ter assinado uma ordem executiva que prolonga o prazo para a ByteDance encontrar novos donos para a TikTok nos EUA ou enfrentar a proibição de manter a plataforma naquele país, Donald Trump afirma que já tem um “grupo de pessoas muito ricas” interessado na aquisição. Trump fez estas declarações numa entrevista à Fox News no domingo, informando ainda que irá revelar a identidade destes compradores provavelmente daqui a duas semanas.
O presidente dos EUA explicou ainda que o negócio está a ser desenvolvido e que irá precisar da aprovação do homólogo chinês Xi Jinping que deverá aceitá-lo, noticia a Reuters.
As exigências dos EUA são que a operação local da TikTok passe para as mãos de uma empresa norte-americana, detida na sua maioria e operada por investidores dos EUA. Depois de Trump ter anunciado a imposição de tarifas comerciais, a China revelou que não iria aceitar um negócio nestes termos. Em 2024, uma nova lei exigia que a ByteDance passasse completamente a TikTok dos EUA para mãos americanas ou que demonstrasse progresso significativo em direção a uma venda. Desde então, Trump já prolongou o prazo por três vezes, permitindo que a TikTok se mantenha ativa naquele território.