O novo Asus Zenbook Duo “não é um computador normal”. Quem o disse foi Paulo Delgado, responsável pela área de marketing de produto da marca asiática em Portugal, mas bastam alguns minutos com o portátil para perceber o porquê da afirmação. Tão depressa o Zenbook Duo (versão de 2024) é um portátil aparentemente normal, como passa a ter dois ecrãs que podem ser usados de diferentes modos. “Temos um produto que acreditamos que é único e diferenciador”, acrescentou Eduardo Cardoso, diretor de marketing da Asus Portugal num evento de apresentação à imprensa.
E isto deve-se acima de tudo à aposta em dois ecrãs OLED de 14 polegadas, 2880×1800 píxeis de resolução e uma taxa de atualização de 120 Hz. É que são estes ecrãs que permitem uma versatilidade de utilização incomum para um portátil.
Na prática, existem quatro grandes modos de uso para o Zenbook Duo (que tem a referência técnica de UX8406MA): modo portátil normal, no qual um teclado físico está pousado sobre a base; modo ecrã duplo, no qual os dois ecrãs são elevados, graças a um suporte que existe na parte traseira; modo desktop, no qual o portátil abre como um livro e fica posicionado na horizontal, mais uma vez recorrendo ao suporte traseiro; e ainda o modo de apresentação, que permite rodar o ecrã principal em 180 graus e ter dois painéis, com orientações diferentes, para que possa ser usado por duas pessoas em simultâneo.
A Asus faz depois uma forte aposta na personalização do software para que seja mais fácil tirar partido das características do novo portátil. Por exemplo, é possível tocar com cinco dedos no ecrã superior para expandir essa janela automaticamente para os dois ecrãs, dar um toque com três dedos para ‘invocar’ um trackpad virtual ou um toque com seis dedos para termos um teclado totalmente digital na base.
Na prática, este portátil acaba por fundir todas as experiências de dois ecrãs que a Asus tem vindo a lançar desde 2019, quando apostou pela primeira vez no conceito de um portátil com dois ecrãs. Sobre o porquê de a Asus voltar a apostar em dois ecrãs separados, em vez de um único ecrã dobrável, como fez no modelo Zenbook Fold OLED, lançado em 2022, Paulo Delgado justificou com o facto de a opção com dois ecrãs permitir criar um computador de preço mais baixo e que por isso acaba por ficar acessível a um maior número de utilizadores, e também por uma questão de fiabilidade, já que a utilização de um ecrã dobrável exige sempre mais cuidados na utilização.
Já o teclado físico tanto pode ser usado acoplado diretamente na base do Zenbook Duo (graças a um sistema de fixação magnético), como pode ser usado à distância através de ligação Bluetooth. Com o teclado, o peso total do equipamento é de cerca de 1,5 quilogramas, baixando para 1,2 quilogramas sem o teclado.
A nova versão do Asus Zenbook Duo chega ao mercado português já em meados de março e só estará disponível numa configuração. Mas considerando a lista de especificações, isso não deverá ser um problema: está equipado com um processador Intel Core Ultra 9 185H e placa gráfica Intel Arc, tem 32 GB de memória RAM e 2 TB de armazenamento em SSD.
O Asus Zenbook Duo suporta ainda a escrita com estilete, acessório que vem incluído na compra. O portátil tem um preço de 2.499,99 euros no mercado português.