A Instagram anunciou a disponibilização de uma ferramenta que visa ajudar as vítimas de hackers a recuperarem o acesso à sua conta. A nova plataforma, disponível em instagram.com/hacked, pretende ser um ponto de paragem único onde os utilizadores podem obter ajuda para recuperar contas pirateadas, reportar contas que estejam a personificar outros utilizadores ou até obter ajuda para recuperar as suas palavras-passe.
O Motherboard contava em 2018 que alguns utilizadores optaram por pagar mesmo o resgate exigido pelos hackers, enquanto um relato de 2019 mostra que alguns influencers recorreram mesmo a serviços de outros hackers para recuperarem o domínio da sua conta. Em comum nestes dois relatos, as vítimas queixam-se de que a Instagram foi lenta em responder e prestar auxílio.
A nova plataforma permite às vítimas indicar dois contactos amigos que possam atestar que o utilizador é o proprietário legítimo daquela conta. Os utilizadores que estejam bloqueados e sem acesso à sua conta podem começar desde já a utilizar esta funcionalidade.
No mesmo âmbito, a empresa está também a afinar os mecanismos que consigam impedir o sequestro de contas, antes de este acontecer, incluindo enviar emails de alerta caso se verifiquem atividades suspeitas.