É um rally oficial FIA, mas é diferente do habitual: ao invés de os pilotos competirem para conseguirem os melhores tempos, aqui o objetivo é ser mais regular e eficiente. E apesar de a prova contar com equipas profissionais, os carros utilizados são modelos comerciais, não modificados, e também participam equipas amadoras. Como é o caso da Exame Informática, que, nesta edição, vai estar na prova. Não com o objetivo de ganhar, mas sim de perceber, por dentro, como funcionam estas provas. Contamos fazer vários Lives durante a competição.
De acordo com a organização, “esta é, até ao momento, a única prova automóvel realizada em Portugal com preocupações ambientais e ecológicas, sendo consagrada a veículos de estrada de circulação normal, equipados com um sistema de transmissão elétrico ou outras alternativas de energia”.
A prova vai realizar-se nos próximos dias 3 a 5 de outubro com partida e chegada em Oeiras, que é, novamente, o palco da prova. A base deste rally é o Jardim do Palácio do Marquês de Pombal. A organização relembra que o Oeiras Eco Rally “está integrado no campeonato FIA e é realizada em parceria pelo CCP e pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK)”.
Como referido, “a prova atenderá ao conjunto de duas componente, regularidade e consumo, e contará com classificativas nas serras da Arrábida e de Sintra, passando ainda pelo Autódromo do Estoril. A iniciativa conta pela terceira vez com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras que foi o primeiro município português a apostar numa prova destinada, única e exclusivamente, a carros elétricos”.
O programa completo está disponível no site da prova.
Competição no Autódromo do Estoril e emissões negativas
Uma das novidades desta terceira edição é o Troféu PRIO CUP, no dia 4 de outubro, às 16:30, que será realizado em duas mangas em circuito fechado no Autódromo do Estoril.
A segunda novidade foi inspirada no projeto internacional “Climeworks-CarbFix”. A organização introduziu, pela primeira vez, uma componente que vai permitir rotular esta etapa do campeonato mundial como uma prova de “emissões negativas de CO2”. Isto porque cada concorrente vai plantar uma árvore, contribuindo assim para a transformação de CO2 em oxigénio e promovendo com esta ação um evento de emissões negativas.
A edição 2020 do Oeiras Eco Rally finalizará com a “Marginal de Oeiras Power Stage”, prevista para as 12.30 de domingo, com chegada e partida da Praia de Santo Amaro de Oeiras
Saiba mais no direto marcado para as 17h
Pelas 17h, em direto via Live do Facebook, vamos falar com Paulo Almeida, presidente da comissão organizadora, sobre o que vai acontecer nesta prova. Não perca e participe com as suas perguntas e opiniões.