Um comunicado de imprensa conjunto da Apple e da Google não é, propriamente, comum. Mas foi através deste meio que as duas gigantes tecnológicas comunicaram que chegaram a acordo para desenvolver, em conjunto, um sistema de rastreamento e alerta para a Covid-19.
De acordo com o comunicado, será uma solução de dois passos para ajudar a rastrear a pandemia Covid-19. O sistema irá detetar interações entre os utilizadores de smartphones, Android e iOS, e quando um destes utilizadores for diagnosticado com Covid-19, todos os outros utilizadores com quem tenha interagido serão avisados que contactaram com alguém infetado. Para garantir a privacidade, os dados serão anónimos, não havendo identificação dos infetados, e os utilizadores terão de dar o consentimento para participar neste sistema de rastreiro.
As duas empresas informaram que vão distribuir API, ou seja, software que permite a interação com o sistema, que permite a interoperabilidade entre dispositivos Android e iOS e apps das autoridades de saúde.
As apps vão poder ser descarregadas das lojas de aplicações das duas empresas e será usada a tecnologia Bluetooth para detetar a proximidade entre os smartphones. A comunicação entre os smartphones vai recorrer a chaves únicas que são armazenadas durante 14 dias.
O comunicado não indica se esta solução vai ser limitada a algumas regiões ou se será global-
A informação chegou num comunicado de imprensa