É uma das startups que mais crescem nos EUA e tem conseguido também atrair investimento a um ritmo acelerado. A SWORD Health, fundada no Porto, anunciou esta quarta-feira um financiamento de Série C de 85 milhões de dólares. Este tipo de operação serve para dar às empresas meios para escalarem rapidamente o seu negócio. Em janeiro a startup de saúde digital, fundada e liderada por Virgílio Bento, tinha já angariado 25 milhões de dólares numa ronda de série B, para ajudar a desenvolver a ideia de negócio.
Assim, em meio ano, a SWORD Health já captou mais de 100 milhões de dólares. Esta última ronda de financiamento foi liderada pela General Catalyst, investidora em empresas como airbnb, Stripe e Snapchat, com a participação da BOND, Highmark Ventures e BPEA, juntamente com os investidores atuais Khosla Ventures, Founders Fund, Transformation Capital e Green Innovations.
A SWORD Health utiliza soluções de Inteligência Artificial e uma combinação de sensores de rastreamento de movimento de alta precisão para criar um fisioterapeuta digital. Os utilizadores têm acesso a um médico que define um programa de fisioterapia e os exercícios são monitorizados e acompanhados em tempo real por um especialista. O objetivo é ajudar a controlar a dor e incapacidade decorrente de patologias músculo-esqueléticas e diminuir o recurso à cirurgia e a medicação.
Virgílio Bento explica, num comunicado, que este financiamento “irá permitir acelerar a expansão global da nossa solução a partir dos três continentes onde operamos atualmente”. A empresa está presente nos Estados Unidos, Europa e Austrália e conta com um crescimento de 600% ao ano. Delian Asparuhov, principal da Founders Fund, afirma que “é impressionante ver o crescimento do SWORD durante a pandemia. Atualmente, faz parte do 1% de startups com um crescimento mais acelerado nos Estados Unidos, com um mercado enorme ainda totalmente inexplorado. A SWORD está posicionada para ser uma das empresas de saúde mais importantes do mundo nos próximos 5 anos”
Já Chris Bischoff, director-geral da General Catalyst, considera que “o tratamento de patologias músculo-esqueléticas representa, só para o sistema de saúde dos Estados Unidos, um custo superior a 300 mil milhões de dólares por ano”. Afirma que “a SWORD Health estabeleceu um novo standard para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas através da sua tecnologia pioneira que combina AI com sensores de última geração”. O objetivo do investimento feito na startup é potenciar o impacto dessa tecnologia “em 2 mil milhões de pacientes em todo o mundo, ajudando a resolver um dos problemas mais importantes e urgentes nos cuidados de saúde em todo o mundo”.