Fazer as contas ao total de comissões pagas aos bancos podia ser uma tarefa difícil. Mas, agora, as instituições financeiras terão de informar os clientes de todos os valores cobrados e os motivos que levaram a essa faturação. Durante este mês de janeiro, os bancos terão de enviar um extrato de comissões aos clientes com depósitos à ordem. E o documento terá de especificar os montantes cobrados aos clientes bancários.
“O extrato de comissões é um documento que contém informação sobre todas as comissões cobradas, no ano anterior, pelos serviços associados à sua conta. Pode ser-lhe enviado por correio ou e-mail, ou pode consultá-lo no homebanking ou na app do seu banco”, explicou o Banco de Portugal, numa nota explicativa divulgada esta terça-feira. Esta informação terá de ser enviada em janeiro de cada ano e veio substituir a chamada “fatura-recibo”.
O supervisor explica que neste extrato terá de haver informações detalhadas sobre “a comissão unitária cobrada por cada serviço e o número de vezes que o serviço foi utilizado; o montante total das comissões cobradas para todos os serviços prestados durante o ano anterior; a taxa de juro aplicada à facilidade de descoberto, se a tiver contratado, ou a eventuais ultrapassagens de crédito, e o montante total dos juros cobrados; a taxa de juro remuneratória aplicada à respetiva conta à ordem, se existir, e o montante total dos juros auferidos”.
Fique atento a estas informações e, se tiver dúvidas, contacte a sua instituição.
Banco de portugal
O Banco de Portugal recomenda aos clientes bancários a ficarem atentos “a estas informações e, se tiver dúvidas, contacte a sua instituição”. As regras a incentivar os bancos a serem mais transparentes nos custos cobrados aos clientes surgem numa fase em que as comissões das principais instituições financeiras têm aumentado. É uma forma do setor conseguir ter rentabilidade, já que os juros baixos ditados pelo Banco Central Europeu diminuem a receita da margem financeira (a diferença entre o que a banca cobra para emprestar e o que paga para se financiar).
Além desta informação, o supervisor já disponibiliza comparadores das comissões cobradas pelos bancos e informação mais detalhada sobre os preçários das instituições financeiras.