Em comunicado, o grupo espanhol informa que “o gestor ingressará no banco a 1 de setembro, sujeito à aprovação das autoridades reguladoras, e reportará ao administrador delegado do Grupo, José Antonio Álvarez”. O português vai substituir Gerry Byrne, que decidiu reformar-se no início do próximo ano, segundo o Santander.
António Simões, de 45 anos, vai liderar a área comercial e de retalho e vai ter os country-heads de Espanha, Reino Unido, Portugal e Polónia a reportar a si. Acumulará ainda, na Europa, e juntamente com os responsáveis globais do grupo, a área de Corporate & Investment Banking, Wealth Management & Insurance.
“Estou muito satisfeito por me juntar ao Santander. Este é um momento crítico para a indústria de serviços financeiros, quando existem muitos fatores sociais e comerciais que apresentam desafios consideráveis, mas também oportunidades significativas para nós, principalmente a agenda de tecnologia e inovação”, referiu António Simões no mesmo comunicado enviado às redações.
“Estou ansioso por continuar a construir uma plataforma europeia num cenário em evolução, liderando a transformação do negócio e trabalhando com uma das melhores equipas de banca internacional”. Nos últimos anos, Simões liderou várias unidades de negócio do HSBC em Londres e Hong Kong. A sua última função no grupo foi como responsável da unidade global de Private Banking do grupo.
António Simões licenciou-se em Economia na Nova Business School of Economics, tendo sido “o melhor aluno do seu curso”, escreveu a Nova SBE num comunicado enviado às redações em 2015, aquando da sua nomeação como presidente executivo do HSBC Bank e HSBC Europe.
Depois de se licenciar foi professor assistente na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e fez carreira internacional, tendo passado por cidades como Milão, Paris, Hong Kong ou Londres, onde viveu até hoje, ao serviço da consultora McKinsey, do gigante Goldman Sachs e depois do HSBC.
Nunca trabalhou em Portugal – país que visita regularmente – e casou em Espanha com um também profissional da área das Finanças.