Um diagnóstico precoce é decisivo na forma como podemos enfrentar duas doenças autoimunes que resultam em inflamações crónicas no nosso intestino. O problema é que os sintomas são tantas vezes desvalorizados. Mas quais são? E estas doenças são hereditárias? Qual é a influência dos nossos genes? Estas e outras perguntas foram respondidas no webinar “Viver melhor com as doenças Inflamatórias do Intestino”, em direto no site da VISÃO e no Facebook.
Assista aqui ao vídeo
Vamos conhecer estas doenças (a de Crohn, por exemplo, tem uma prevalência em Portugal de 73 casos por 100 mil habitantes e afeta pessoas de todas as idades) mas, sobretudo, aprender a viver com elas e a ter uma melhor qualidade de vida. A alimentação, por exemplo, tem aqui o papel maior ou está envolta em mitos que é preciso desfazer? E o stress?
Convidámos para nos esclarecer a médica Joana Torres, uma das nossas grandes especialistas em doença inflamatória do intestino (DII). Licenciou-se na Universidade de Coimbra e doutorou-se na Universidade de Lisboa. No Hospital Mount Sinai, de Nova Iorque, fez um post-doctoral fellowship em Estudos Transacionais em Doença Inflamatória Intestinal. Pratica no Hospital da Luz, em Lisboa, e no Beatriz Ângelo, em Loures. Joana Torres é vogal da direção da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.
Salomé Pinho é investigadora no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, da Universidade do Porto. A cientista, que estará no webinar, é líder do grupo “Immunology, Cancer & GlycoMedicine”, que em março deste ano foi distinguido com um ECCO Pioneer Award, no valor de 300 mil euros, atribuído pela European Crohn’s and Colitis Organization. A investigação de Salomé Pinho traz ventos de esperança na terapêutica, tratamento mas também na prevenção destas doenças, “explorando o papel dos glicanos (açúcares) expostos à superfície da mucosa intestinal na sua relação com a microbiota e com o sistema imune”, como explicou ao site Notícias da Universidade do Porto.
E para nos dar a perspetiva dos doentes teremos Ana Sampaio, presidente da Associação Portuguesa de Doença Inflamatória do Intestino (APDI) e portadora de doença de Crohn. A ela de deve muito do trabalho de divulgação destas doenças, sobretudo no esforço de chegar aos mais jovens que são também cada vez mais atingidos.
Venha assistir e saber mais!
Saiba mais sobre as DII no canal “Das Tripas Coração”