Em tempo de female empowerment, com ou sem nomes de código, há muito que o período menstrual deixou de ser tabu (até já tem direito a estar representado em emoji). Ultrapassados os preconceitos e as conotações espirituais, sexuais, políticas e socio-económicas, as preocupações hoje prendem-se com o conforto e a liberdade de movimentos nestes dias – bem como com o ambiente.
Soluções alternativas aos tradicionais pensos e tampões absorventes descartáveis têm vindo a aparecer no mercado. A grande tendência do momento são os copos – ou coletores – menstruais que, ecológicos e sem riscos para a saúde, não interferem com a flora vaginal.
É o caso do Me Luna, um copo menstrual fabricado na Alemanha sob rigorosas condições de controlo de qualidade, feito de elastómero termoplástico, o mesmo material usado nas tetinas e chupetas dos bebés, é hipoalergénico, seguro e 100% vegan. Esta alternativa económica, confortável e saudável aos absorventes higiénicos, pode ficar no organismo sem riscos até 12 horas. Lavável, reutilizável e seguro até para dormir, o copo Me Luna está disponível em 4 tamanhos (para ser utilizado desde o 1º dia da menstruação), 4 pegas (para maior conforto na remoção), 3 maleabilidades (de acordo com o nível de actividade física), 2 modelos (tendo em conta a morfologia do canal vaginal) e muitas cores (pigmentos alimentares testados em laboratório). Há um Me Luna para cada mulher.
Resistente, o Me Luna dura uma média de 10 anos, devendo apenas ser esterilizado (Me Luna disponibiliza também o copo e as pastilhas esterilizadoras) no final de cada ciclo. À venda em farmácias, para-farmácias, na Well’s Continente, no Pingo Doce, no El Corte Inglès e no site da marca.
Dúvidas? Me Luna esclarece
– O que é um copo menstrual?
É um dispositivo reutilizável livre de químicos que não absorve o sangue menstrual, apenas o recolhe. É um pequeno copo que é introduzido no canal vaginal, à semelhança de um tampão, que se ajusta à forma do corpo e forma vácuo, mantendo-se no lugar durante horas.
– Qual o tamanho certo para mim?
Me Luna disponibiliza vários tamanhos (4), com diversas pegas (4), maleabilidades variadas (3) e modelos diferentes (2) para melhor se adaptarem a cada mulher. No site Me Luna temos um questionário rápido onde é possível ter uma noção do tamanho indicado para cada pessoa, de acordo com o volume do fluxo, a atividade sexual, número e tipo de partos, a idade, etc. Mas, em caso de dúvida, pode sempre consultar o seu médico.
– Como se insere e retira?
É uma questão de prática. Há várias formas de colocar, há quem use a técnica de ficar sentada na borda da sanita, há quem fique de cócoras. Nada como experimentar e perceber como resulta melhor. A ideia é dobrar o copo da forma mais confortável para o inserir na vagina. Pode recorrer à ajuda do lubrificante à base de água Me Luna. Lá dentro, o copo abre-se e adapta-se à posição correta. Para retirar, puxa-se a pega, com o cuidado de não entornar. Depois é lavar e reintroduzir (em média deve esvaziar-se 2 vezes ao dia). E esterilizar para guardar na bolsa de microfibra até ao próximo ciclo.
– Sente-se o copo quando inserido?
Não é suposto. Se o sentir, é porque não está colocado na posição correta.
– E não há perigo de fugas?
À partida não, mas se acontecer, pode ser por dois motivos. 1. Ou não está a usar o tamanho correto (se for muito pequeno não fará pressão na parede vaginal). 2. Ou não está bem colocado. Às vezes uma simples rotação na pega ou movimento ajuda a colocá-lo no sítio.