O Enólogo Marketeer
O marketing também é essencial no mundo dos vinhos, mas a comunicação depende de cada vinho e do seu público-alvo
Despertar o legado das aguardentes portuguesas no mundo
Hoje, o consumo das aguardentes é ainda maioritariamente nacional. (...) Chegou o momento de dar o próximo passo. Impõe-se-nos arriscar em mercados asiáticos, que tanto apreciam Cognac.
Por mares nunca antes navegados…
Conhecido, provado e comprado o vinho português há que tornar o seu consumo mais regular.
Adaptação da viticultura às alterações climáticas
O clima está e deverá ficar mais extremo, com óbvios efeitos sobre a indústria do vinho, que tem de se saber adaptar a este novo "normal"
Enoturismo – dar a conhecer mais de Portugal
A abertura das adegas ao exterior é mais do que uma oportunidade de negócio no sector do vinho. É quase uma obrigação dos produtores, pelo contributo que tal atitude traz para as comunidades locais.
Vindimas - o que esperar depois de um ano atípico?
Entrámos no ano de 2018 com o pé direito! Mas, bem diz o ditado que “até ao lavar dos cestos é vindima” e quem anda neste meio sabe isso melhor que ninguém.
A sustentabilidade na produção de vinhos
Mas afinal de contas o que queremos mesmo dizer quando falamos de “uma produção sustentável”?
Branco para peixe e tinto para carne? Beber com liberdade
Também nos vinhos, que se privilegie a liberdade no momento de escolher
Mitos que alimentam a nossa cultura sobre vinho
Desde a sua origem que o vinho está envolto em mistério e tem um carácter religioso, onde os mitos que se propagam são bastantes. Uns com muita verdade, outros de apenas fantasia e de ideias feitas.
Vinhos fiéis às suas origens
É interessante a forma como hoje, de maneira ambiciosa, olhamos para um mundo (do vinho) que, tal como há 500 anos, vamos descobrindo que é maior do que as nossas fronteiras, maior que a nossa língua, maior que os nossos horizontes…