O momento não podia ser mais oportuno (nem a histeria maior), estreia hoje o Episódio VII: O Despertar da Força, o mais recente filme da Guerra das Estrelas. Hoje é também o dia do início do leição de um capacete de Darth Vader, assinado pelo ator Dave Prowse, que interpretou a personagem nos primeiros três filmes da saga e foi considerado o terceiro maior vilão da história do cinema pelo American Film Institute.
O leilão solidário decorre na plataforma eSolidar, criada por uma empresa portuguesa, recentemente galardoada com uma Menção Honrosa nos prémios Os Nossos Heróis, promovidos pela VISÃO e pelo Montepio, para premiar pessoas e empresas que se destacam na área da solidariedade social.
Dave Prowse assinou o capacete a 1 de dezembro deste ano, em Croydon, Inglaterra, precisamente para este leilão solidário, que irá angariar fundos para a Army of Angels, uma organização que apoia ex-combatentes feridos em combate ou que precisam de apoio. O dinheiro angariado será usado para financiar a estada dos ex-militares numa casa de acolhimento em Weymouth, Inglaterra, com uma diária de 137 euros.
A eSolidar entrou recentemente no mercado do Reino Unido e pretende gerar um retorno de um milhão de euros para as instituições sociais britâncias até serembro do próximo ano.
Em poucas horas, o leilão do capacete já angariou 700 euros, tendo a base de licitação sido inicialmente estabelecida em €1. O objetivo é angariar cerca de 7 mil euros (5 mil libras) até 10 de janeiro.
Desta vez, Darth Vader está do lado bom da força.