A funcionar há cerca de um ano e gerido pela Associação de Desenvolvimento, Ação Social e Defesa do Ambiente (ADA), o Alqueva Hostel resultou da adaptação do edifício da antiga escola, desativada há meia dúzia de anos, através de obras suportadas pelo município de Portel, concelho banhado pela albufeira.
Situado no centro da aldeia, perto das margens da albufeira, o Alqueva Hostel tem nove quartos, o maior com oito camas e o mais pequeno com duas, sala de convívio e outras valências, adianta à Lusa Rute Farinha, diretora de serviços da ADA.
Além disso, o hostel dispõe, através de colaborações, de atividades como passeios de barco, provas desportivas e outras iniciativas patrocinadas pela autarquia.
A população da aldeia vê com “bons olhos” a “transformação” do edifício da antiga escola em hostel. É o caso de Paulo Silva, que lembra que “pelo país todo há muitas escolas” desativadas que estão “a servir de armazéns e outras coisas sem qualquer tipo de importância”.
O presidente da ADA, Norberto Patinho, diz esperar que, “daqui por uns anos”, o hostel “possa ser também uma forma de financiar o serviço público” que a instituição presta à população, através dos cinco centros comunitários espalhados pelo concelho de Portel, que disponibilizam os serviços de centro de dia e apoio domiciliário a idosos.