Segundo o site de tecnologia WABetaInfo o Whatsapp deverá estar a preparar novas atualizações na aplicação. Na funcionalidade “sondagem” do Whatsapp, por exemplo, deverá passar a ser possível definir fotografias e cores – correspondentes a cada opção -, facilitando, através destas representações visuais, a votação na opção pretendida. A funcionalidade só deverá estar disponível, numa primeira fase, para os canais de WhatsApp, sendo posteriormente alargada às conversas em grupo e individuais.
A segunda novidade passa pela possibilidade de criar eventos em conversas individuais, de forma semelhante ao que já acontece nos grupos. Os utilizadores terão de dar um nome ao evento, bem como uma data – de início e fim do evento – e será possível associar uma chamada de voz ou vídeo, um recurso útil para reuniões virtuais. O convidado terá depois a hipótese de aceitar ou recusar o convite.
A aplicação da Meta encontra-se ainda em fase de testes de um novo design para telemóveis Android, incluindo a um novo separador dedicado a Inteligência Artificial (IA), onde será possível encontrar ‘bots’ de conversa. A WABetaInfo alerta, contudo, que esta atualização só deverá estar disponível em países com Meta AI, uma funcionalidade que permitirá usar IA generativa para criar imagens e stickers.
Mensagens temporárias e lembretes para mensagens não lidas
Os utilizadores do WhatsApp poderão ainda esperar por outras novidades na aplicação para 2025, de acordo com o site de tecnologia Techtudo. As novas funcionalidades, que já se encontram a ser testadas na versão beta da app, passam pela interoperabilidade com outras apps de mensagens – ou seja, a comunicação entre a plataforma e outras aplicações que não o WhatsApp; a publicação de mensagens temporárias; a partilha de música no decorrer das chamadas de vídeo; conversas bloqueadas através de senha (apenas na versão Web); lembretes para mensagens não lidas; novas cores e temas; e a possibilidade de novos membros de um grupo, ao entrarem no mesmo, lerem mensagens antigas trocadas entre os seus membros.
Será importante notar que embora muitas destas funcionalidades se encontrem em fase de testes, o seu lançamento na aplicação não está garantido.