Nos últimos dias Portugal tem sido afetado por uma massa de ar polar, proveniente do interior do continente europeu, que tem feito baixar – e muito – os termómetros. Contudo, e embora a semana tenha arrancado com tempo estável e seco, a situação meteorológica poderá vir a mudar já no próximo fim de semana.
O tempo soalheiro e as temperaturas muito baixas devem estender-se até ao final desta semana, existindo um aviso amarelo em vigor para quarta-feira, dia 15, em todo o território continental, devido ao frio que se fará sentir. De acordo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), 14 distritos já se encontram em estado de alerta amarelo – o menos grave de uma escala de três – aos quais se juntarão mais quatro (Faro, Beja, Évora e Portalegre) a partir das 9 horas de quarta-feira. O aviso prolonga-se até às 9h de quinta-feira.
Em algumas regiões do interior Norte e Centro, de acordo com a Meotored Portugal, prevêem-se temperaturas mínimas abaixo do 0ºC. Já no interior Norte e Centro, as temperaturas máximas deverão rondar entre os 9 e os 11ºC e, no Algarve, espera-se que os termómetros cheguem a atingir valores iguais ou superiores a 15ºC.
Mas até quando vai durar este frio?
Segundo as previsões da Meteored, só a partir do próximo sábado é que a massa de ar polar poderá começar a enfraquecer e a permitir a chegada de uma frente fria de fraca atividade ao continente, proveniente do Atlântico. Caso se verifiquem estas previsões, é possível que ocorra alguma precipitação no norte do País, nas regiões do Minho (distritos de Viana do Castelo e Braga) e, possivelmente, no distrito do Porto, que pode resultar na subida das temperaturas mínimas.