A agência de meteorologia de Espanha baixou esta quinta-feira de vermelho para laranja o alerta de mau tempo para a região de Valência e Málaga, após uma madrugada de forte chuva. A tempestade, conhecida localmente como DANA, ocorre duas semanas após várias inundações terem assolado o leste de Espanha
No sul da província de Málaga, as ruas ficaram inundadas e os residentes nas imediações do rio Guadalhorce foram retirados de casa como medida preventiva. Este fenómeno obrigou cerca de quatro mil pessoas a abandonar as suas casas em Málaga, além de causar o encerramento de escolas e o cancelamento de comboios.
A população afetada pelas inundações causadas pela de 29 de outubro na província de Valência foi avisada sobre restrições ao tráfego de veículos privados, que estiveram em vigor até às 00:00 de hoje (23:00 de quarta-feira em Lisboa).
⚠️????Desactivados los avisos rojos en las provincias de Málaga y Valencia. Se mantienen activados avisos naranjas (peligro importante) por lluvias muy fuertes en zonas de las provincias de Huelva, Cádiz, Sevilla, Alicante y Valencia.
— AEMET (@AEMET_Esp) November 14, 2024
????https://t.co/Fzu8ybkFHi pic.twitter.com/SuZSjshP0U