O telefone toca e a mensagem de texto é clara: “Caro cliente, a sua fatura está PENTENTE. Realize o pagamento até dia 27/10 para evitar o CORTE. Pague com MB Ent. 21423 Ref. 591 699 683 Valor. 265.82”
O remetente, que aparece como EDP, não tem qualquer número de telefone associado. O facto haver um erro ortográfico em maiúsculas – certamente queriam escrever ‘pendente’ – também faz levantar o sobrolho e, naturalmente, o facto de o valor não ser sequer aproximado daquilo que costuma ser a fatura mental, confirma as certezas: esta mensagem é fraudulenta.
Os emails e as mensagens de textos falsas, enviadas para os clientes em nomes de empresas como a EDP, os CTT ou a DPD são cada vez mais comuns e obrigam a níveis cada vez mais elevados de literacia digital. Algo que, em Portugal, é muito difícil de encontrar.
A VISÃO falou com a EDP para tentar perceber se este tipo de casos continua a acontecer, e fonte oficial da elétrica referiu que “apesar de não ser possível contabilizar com precisão o número de tentativas de fraude, a EDP Comercial tem mantido uma forte estratégia de comunicação proativa sobre estes movimentos de utilização indevida do nome da empresa para obter pagamentos inexistentes, e o número de casos reportados tem vindo a diminuir nos últimos meses”. O que, importa salientar, não quer dizer que estas tenham diminuído, mas sim que há menos reporte, o que pode significar também que os consumidores estão mais atentos.
Bom sinal, também é o facto de menos pessoas estarem a cair nas fraudes, segundo a EDP Comercial.
“Em setembro, EDP Comercial voltou a registar uma diminuição significativa no número de casos reportados. Face a 2023, o número médio de casos reportados caiu 59%. As fraudes cujos pagamentos foram de facto efetuados apresentam uma diminuição ainda mais acentuada, de 78%”.
A empresa garante que tem uma atitude proativa para tentar defender os consumidores enviando mensagens de segurança regulares e fazendo avisos através dos seus canais oficiais.
“Para tentar minimizar o número de clientes que é envolvido neste esquema, a EDP Comercial envia periodicamente mensagens de segurança a alguns grupos de clientes que podem estar mais vulneráveis – por exemplo, se forem detetadas fraudes numa determinada localização, são reforçados os SMS para aquele local. Sempre que é informada de um caso, a EDPC aconselha o cliente a apresentar uma queixa de burla à polícia e a contactar de imediato o seu banco”.
No mesmo sentido, e para evitar sustos e roubos como os que estas mensagens podem potenciar, “a EDP Comercial aconselha sempre os seus clientes a recorrer ao débito direto, que é atualmente o único meio de pagamento à prova de fraude.”
No mesmo sentido, avisa a elétrica, é preciso confirmar sempre as entidades de pagamento, para garantir que se está mesmo a pagar à empresa. A dica é válida para qualquer outra entidade.
Numa tentativa de contribuir para a prevenção das fraudes, a SU ELETRICIDADE que é a antiga EDP Serviço Universal, e a empresa do mercado regulado de energia, lançou recentemente uma quizz que envia aos seus clientes.
Isto porque grande parte dos seus consumidores são de idade mais avançada, o que obriga a cuidados redobrados. A empresa refere que, em média, há 100 tentativas de fraude ao ano segundo os números que lhe são reportados.
Como reconhecer e evitar as fraudes?
- Tenha sempre em atenção o destinatário. Números de telefone e emails das entidades oficiais estão sempre devidamente identificados;
- Confirme que as ligações que vêm nos emails são de páginas oficiais;
- Tenha presente quais as entidades utilizadas por cada prestador de serviço – pode ver essa informação nas faturas anteriores. Por exemplo, no caso de pagamento da EDP Comercial, são usados os números 20174 ou 23013.
- Confirme que o valor que lhe pedem é igual ao da alegada fatura cujo pagamento está em falta;
- Na dúvida, ligue para uma das linhas de apoio ao cliente para confirmar que a informação que recebeu é verdadeira;
- Não dê qualquer tipo de informação a pessoas que lhe batam à porta com ofertas de serviço alternativos: muitas vezes pedem-lhe para ver a sua fatura para garantir acesso aos seus dados pessoais e fazer contratos com outros prestadores;
- Não forneça, em nenhum site que não tenha a certeza de ser fidedigno, informações relativas aos seus cartões de crédito ou outros dados que possam permitir acesso às suas contas;
- As páginas da maior parte dos prestadores de serviços já disponível qual o tipo de fraudes mais comuns que tentam fazer em seu nome. Consulte-as regularmente;
Para saber como está o seu nível de literacia e atenção, faça o quizz que a antiga EDP Serviço Universal disponibiliza para todos os cidadãos: https://quizfraudes.sueletricidade.pt/