De acordo com as previsões da Meteored Portugal, as temperaturas em Portugal continental deverão manter-se, nas próximas duas semanas, acima da média. A culpa é de um grande bloqueio anticiclónico entre o Mar do Norte e a Europa Central ou a Escandinávia, o que resultará em tempo seco e estável e céu pouco nublado ou limpo.
Quanto à precipitação, os especialistas preveem a existência de alguma chuva – embora pouca – para as próximas semanas, sobretudo em Portugal Continental e ilhas da Madeira. Já nos Açores está prevista precipitação acima da média, associada à potencial aproximação de sistemas ciclónicos tropicais ‘nascidos’ na bacia do Atlântico. Está ainda previsto, no continente, algum vento para esta semana, entre 16 e 23 de setembro.
Temperturas começam a baixar na última semana de setembro
Segundo as previsões, a temperatura deverá manter-se, em média, entre 1 a 3 ºC acima do normal para a época em Portugal continental e Açores e até 1 ºC acima do habitual na Madeira.
Destacam-se ainda, no continente, algumas anomalias de calor – entre os 3 e 6 ºC acima da média – na semana de 16 a 23 de setembro, sobretudo nos distritos da Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Viseu e Portalegre.
A temperatura só começam a baixar, no Continente, na última semana do mês. Contudo, as temperaturas nos distritos de Leiria, Lisboa e Faro deverão manter-se mais elevadas do que resto do território. Não foram detetadas mudanças significativas nos arquipélagos para a última semana do mês.