A pandemia de Covid-19 normalizou as reuniões online e o Zoom passou a ser uma das plataformas preferidas para empresas de todo o mundo.
Agora, um estudo recente desenvolvido por investigadores da Universidade de Durham, em Inglaterra, descobriu que o fundo virtual que escolhemos durante as reuniões via Zoom pode influenciar a primeira impressão que causamos aos outros, com alguns fundos a serem considerados mais positivos do que outros.
Os investigadores incluíram 167 adultos no estudo, pedindo que os participantes visualizassem imagens estáticas que aparentavam ter sido retiradas de conversas por videochamada.
Em cada uma das imagens, aparecia o rosto de um homem ou de uma mulher, ou sorridentes ou com expressões neutras, em diferentes fundos, e para cada uma delas os participantes tinham de avaliar quão competentes e confiáveis achavam que as pessoas das imagens eram.
Relativamente aos fundos apresentados nas imagens, o estudo incluiu o de uma sala de estar, de uma sala desfocada, onde se viam plantas de casa, uma estante de livros, uma parede branca ou até uma morsa em cima de um icebergue.
Após os resultados, a equipa concluiu que as pessoas sorridentes foram consideradas mais confiáveis e competentes relativamente às que apresentavam uma expressão neutra; as imagens de mulheres foram mais bem avaliadas do que a dos homens, referiu também a equipa.
Além disso, os investigadores deram conta de que escolher, no Zoom, um fundo com plantas ou com estantes de livros torna-nos pessoas mais confiáveis e competentes à vista dos outros. Pelo contrário, utilizar cenários com animais ou que representem um espaço da casa pode dar a impressão de pouco profissionalismo, .
Por isso mesmo, a equipa explica, com base nos resultados do estudo, que se o objetivo é causar uma boa primeira impressão durante uma videochamada, deve escolher-se um fundo com plantas de casa ou uma estante com livros e uma expressão positiva e sorridente.