As compras online aumentaram significativamente nos últimos anos, muito à boleia da pandemia e dos confinamentos. Em 2021, subiu para 40% a percentagem de pessoas residentes em Portugal que fizeram compras através da internet, mais cinco pontos percentuais do que em 2020, segundo o relatório “O comércio eletrónico em Portugal e na União Europeia”, divulgado pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom). Agarradas a este crescimento, vieram as reclamações. Só entre janeiro e outubro, foram mais de 13.300 as registadas no Portal da Queixa, cerca de 35 por dia. Um aumento de 5% face a 2021.
Entre os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores estão: problemas com o reembolso, a gerar 4.932 das queixas (37%); atrasos com as entregas, com 3.673 reclamações (27%); problemas com encomendas, a acolher 2.722 reclamações (20%); e fraude/burla, apontada em 1.620 queixas (12%).
Os dados foram divulgados pela plataforma de comunicação entre consumidores e marcas naquele que é o Dia de Compras na Net, assinalado nesta sexta, 21, uma iniciativa promovida pela Associação para a Economia Digital (ACEPI), que todos os anos agrega diferentes lojas online e marketplaces, para um dia único de promoções e descontos na internet.
O Portal da Queixa aproveita para deixar algumas dicas aos consumidores, para ter em conta no momento da compra:
– Avançar apenas quando o dispositivo móvel, a partir do qual faz a aquisição, estiver protegido com um antivírus
– Aceder à internet desde conexões seguras
– Verificar sempre o endereço web (se antes do endereço existe um cadeado – que significa conexão segura através da certificação SSL), se a loja apresenta endereço físico, e se dispõe de política de devolução
– Ler os termos e condições das lojas online e a política de cancelamento ou devolução
– Os métodos de pagamento mais seguros são o PayPal e o pagamento por crédito ou débito direto. Quanto ao MBWay, o melhor é não fornecer o código a nenhum vendedor particular ou site online. Em compras seguras, o único dado que irão pedir é o número de telefone associado. O pagamento será sempre validado pelo consumidor, dentro da própria aplicação do MBWay.
– Guardar os comprovativos das compras
– Conhecer os direitos enquanto consumidor, nomeadamente o direito ao arrependimento