A rede social espera colocar um ponto final quanto à confusão relativa ao que é ou não permitido postar, com a divulgação de um manual de instruções online. Eis algumas das clarificações chave.
NUDEZ
Proibido: Imagens explicitas de atos sexuais, imagens de órgãos genitais, nádegas totalmente expostas, nudez criada digitalmente e descrições de atos sexuais demasiado detalhadas.
Permitido: Fotos de mulheres a amamentarem, imagens de cicatrizes de pós-mastectomia, fotografias de arte que representem figuras nuas.
DISCURSO ODIOSO
Proibido: Ataques diretos a pessoas, baseados na sua raça, etnia, nacionalidade, religião, género, orientação sexual ou incapacidade.
Permitido: A partilha do discurso odioso de alguém “com o propósito de consciencializar ou educar os outros quanto ao discurso odioso.” Também é permitido “o humor, a sátira ou o comentário social” relacionado com tópicos de discurso odioso, desde que o utilizador divulgue sob a sua verdadeira identidade.
VIOLÊNCIA E CONTEÚDOS GRÁFICOS
Proibido: Imagens gráficas quando partilhadas por “prazer sádico ou para celebrar ou glorificar a violência.”
Permitido: As mesmas imagens, desde que divulgadas para consciencializar para o abuso dos direitos do homem, atos de terrorismo ou outro assunto de interesse público.
AUTO-MUTILAÇÃO
Proibido: Imagens ou informação promotoras de auto-mutilação, distúrbios alimentares ou suicídio.
Permitido: Informações sobre o suicídio e a auto-mutilação desde que não as promovam. As imagens de modificações ao corpo não são consideradas auto-mutilação pelo Facebook.
AMEAÇAS DIRETAS:
Segundo o Facebook, estas são avaliadas com base na sua credibilidade, tendo em conta fatores como a localização física da pessoa, por exemplo.