Investigadores da universidade Wright State de Ohio, nos Estados Unidos, analisaram 51 milhões de tweets de 14 milhões de utilizadores diferentes da rede social na língua inglesa. Conheça as oito principais conclusões deste estudo:
- O uso de palavrões é mais frequente no Twitter do que no dia-a-dia – A partir de uma lista com 788 palavrões, os investigadores deste estudo descobriram que 1.15% da linguagem utilizada no Twitter corresponde a asneiras, uma percentagem maior do que aquela que corresponde ao uso de pronomes pessoais para a primeira pessoa do plural tais como “nós” ou “nosso”.
- O palavrão mais usado no Twitter começa pela letra F – É a asneira mais conhecida da língua inglesa, tem várias derivantes e uma correspondente muito semelhante na língua portuguesa, a “palavra do F” corresponde a 35% do total de palavrões utilizados no Twitter.
- Dizemos mais asneiras quando estamos tristes – O estudo desenvolveu algoritmos que ligam sete “smiles” (ícones expressivos) a tweets, numa tentativa de analisar as emoções expressas no discurso. Enquanto algumas pessoas (7%) usam asneiras para expressar amor, como por exemplo, “I f*cking love you”, 21% do uso total de palavrões corresponde a um sentimento de tristeza. A raiva é atribuída a 17% dos casos.
- A altura do dia em que se diz mais palavrões é depois do jantar – As pessoas dizem asneiras durante todo o dia. A linguagem imprópria arranca às cinco da manhã e aumenta em frequência ao longo do tempo, atingindo o pico mais elevado às nove da noite. A hora de almoço representa o período do dia com menor incidência de palavrões.
- Fins de semana atenuam as asneiras – De segunda a quarta os palavrões estão em alta no Twitter. O número de utilizações decresce de quinta a sábado e volta a subir no domingo à noite com a aproximação de um novo dia de trabalho.
- Tweets que esperam respostas têm mais asneiras – Investigadores anteriores descobriram que “comentários profanos são mais populares e muito mais lidos do que comentários não-profanos” nas redes sociais. No estudo agora publicado, conclui-se que o uso de asneiras é mais frequente em respostas, ou tweets que esperam uma resposta do que no início da conversa.
- Lugares públicos exigem uma linguagem mais cuidada – Dizer asneiras à vontade no Twitter é mais comum quando se está em casa. Nos locais de trabalho a linguagem é mais ponderada, e o uso de palavrões decresce ainda mais quando se está em viagem.
- Homens dizem mais asneiras – Dizer palavrões é mais comum em conversas com o mesmo género, isto é, homens dizem mais asneiras ao conversar com homens e mulheres fazem o mesmo em contacto com outras mulheres. Ambos os sexos dizem muitas asneiras mas os homens fazem-no com mais frequência.