O antigo primeiro ministro e presidente do grupo Impresa Francisco Pinto Balsemão foi hoje distinguido pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) com o doutoramento Honoris Causa.
A distinção, refere a UNL em comunicado, visa distinguir a ação “profundamente transformadora” de Francisco Pinto Balsemão “no panorama português da comunicação social e dos media”, bem como “no próprio estabelecimento e maturidade da democracia portuguesa”.
Francisco Pinto Balsemão é presidente do Conselho de Faculdade da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido também professor associado convidado no Departamento de Ciências da Comunicação da mesma faculdade – cujo conselho científico propôs a distinção.
Fundador do PSD, deputado, ministro, primeiro ministro (1981-1983), jornalista, empresário, Francisco Pinto Balsemão é atualmente presidente do grupo Impresa e da SIC e membro do Conselho de Estado (desde julho de 2005).
É ainda presidente não executivo da Nec Portugal, membro do “Steering Committee” do “Bilderberg Meetings”, presidente do Júri do Prémio Pessoa (1987) e membro do Júri do Prémio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional.