O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu alterar os castigos impostos pela Liga aos futebolistas Hulk e Sapunaru, do FC Porto, e confirmou o de Vandinho, do Sporting de Braga.
De acordo com uma fonte do FC Porto citada pela Lusa, o CJ decidiu reduzir os castigos dos futebolistas Hulk e Sapunaru para três e quatro jogos de suspensão, respetivamente.
O caso mais polémico é o da redução do castigo a Hulk e Sapunaru, que haviam sido castigados a 4 e 6 meses de suspensão, respectivamente, pela Comissão Disciplinar da Liga. Agora, após recurso do FC Porto, o CJ vem considerar que os assistentes de recinto desportivo agredidos no tunel do Estádio da Luz não podem ser considerados agentes desportivos, pelo que entendeu que a moldura penal a aplicar não poderia ser a que a Comissão Disciplinar da Liga aplicou.
O CD da Liga suspendeu Hulk por quatro meses, Sapunaru por seis, devido a agressões a assistentes de recintos desportivos no túnel de acesso aos balneários dos Estádio da Luz, registadas após o jogo Benfica-FC Porto (1-0), da 14.ª jornada da Liga, disputado a 20 de dezembro de 2009.
Esta decisão promete gerara grande polémicca, visto que o atacante brasileiro esteve 14 jogos a mais sem poder jogar. Desde que foi suspenso, Hulk falhou 17 jogos (nove na Liga Sagres, três na Taça de Portugal e cinco na Taça da Liga). Segundo o castigo imposto, agora, determinado pelo CJ da FPF, Hulk deveria ter regressado frente à Académica, para a Taça da Liga, jogo realizado a 13 de janeiro
Vandinho fora do jogo do título
Já no que diz respeito ao recurso do Sporting de Braga por Vandinho, suspenso por três meses por tentativa de agressão ao adjunto do Benfica, o CJ não deu provimento, pelo que o jogador continuará de fora fos planos de Domingos Paciência, nomeadamente para o decisivo jogo de sábado, na Luz, frente ao Benfica.