António Costa foi submetido na manhã desta quarta-feira a um teste à Covid-19, após o gabinete ter sido informado ao início do dia pela Presidência francesa, de que Emmanuel Macron, com esteve reunido ontem, estava infetado com o novo coronavírus. Uma equipa do INEM já esteve em São Bento, para fazer a colheita, pelas 10.45 horas e o primeiro-ministro partilhou a imagem do momento no Twitter.
A VISÃO apurou que, tal como aconteceu com a ministra da Saúde, Marta Temido, e outros membros do gabinete, quando se soube da infeção da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, os resultados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) irão saber-se em tempo recorde. Uma equipa do INEM especializada neste tipo de casos, em que se tratam de altas figuras do Estado, foi ativada para São Bento logo pela manhã, tendo sido acompanhado por uma equipa da PSP.
É expectável que o resultado do INSA seja conhecido do primeiro-ministro até ao início da tarde.
Entretanto, o primeiro-ministro já suspendeu a partida para São Tome e Príncipe, que iria visitar nos três próximos dias, com uma passagem pela Guiné Bissau.
Segundo o gabinete do primeiro-ministro, “em virtude da confirmação do teste positivo do Presidente francês Emmanuel Macron, com quem esteve ontem no Palácio do Eliseu, o Primeiro-Ministro encontra-se em isolamento profilático preventivo até avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde”.
“No quadro da preparação da deslocação a São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau, prevista para 18 a 20 de dezembro, o Primeiro-Ministro realizou hoje de manhã um teste para deteção de Covid-19. O Primeiro-Ministro decidiu cancelar essa deslocação, bem como toda a agenda pública que implique a sua presença física. Mantém toda a atividade executiva e a agenda de trabalho, que realizará à distância. O Primeiro-Ministro não apresenta quaisquer sintomas”, explica o comunicado.
A mulher de Costa, Fernanda Tadeu, também terá sido submetida a teste, por uma outra equipa do INEM.
As duas reuniões que o primeiro-ministro tinha hoje em agenda – quer uma pela manhã, sobre o plano de vacinação, quer outra, durante a tarde, do Conselho de Ministros para estabelecer as medidas da renovação do estado de emergência – não sofrerão alterações. Mas Costa participará à distância, por videoconferência.
As medidas que saírem do Conselho de Ministros serão apresentadas, em princípio, pela ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva.
A VISÃO apurou ainda que ainda não há perspetiva de como pode correr a habitual reunião semanal entre Costa e Marcelo Rebelo de Sousa.
Do Palácio da Moncloa, sede da presidência do Governo espanhol, já saiu a garantia que, no que toca ao primeiro-ministro Pedro Sánchez, que também esteve com Macron, a agenda pública está suspensa até dia 24 de dezembro.