O secretário-geral do PS, António Costa, escusou-se hoje, em Berlim, a falar sobre um eventual apoio do partido a Sampaio da Nóvoa nas próximas eleições presidenciais, sublinhando que o foco está “obviamente” nas eleições legislativas.
À saída de um encontro com o líder do partido social-democrata alemão (SPD), Sigmar Gabriel, que é também vice-chanceler da Alemanha com a pasta da Economia, Costa escusou-se a “fazer comentários sobre essa matéria” do candidato que o PS apoiará a Belém, até porque o assunto que tem abordado nas suas deslocações a capitais europeias é a “estratégia para reforçar a economia portuguesa” e o programa que o PS apresentará com vista às eleições legislativas.
“Cada coisa a seu tempo. O nosso foco obviamente é nas legislativas e responder aos problemas do país, que são muitos (…). Estamos focados nas eleições legislativas, e é aí que vamos continuar”, disse.
“Estamos a construir alianças”
O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou hoje, após um encontro com o líder do SPD, em Berlim, que está a construir as “alianças necessárias” ao nível europeu para que o programa do partido seja efetivamente “exequível”.
“Estou convencido de que, desenvolvendo estes contactos no seio da família socialista, vamos criando condições para poder ter uma rede alargada que suporte uma mudança que é necessária como alternativa a este caminho de austeridade que tem paralisado o crescimento” e feito crescer o desemprego, afirmou, à saída de um encontro com o líder do partido social-democrata alemão (SPD), Sigmar Gabriel, que é também vice-chanceler da Alemanha com a pasta da Economia.
Referindo que o PS partilha “muitos pontos de vista” com o SPD, António Costa, que antes da visita de hoje a Berlim já participou em encontros de chefes de Estado e de Governo do Partido Socialista Europeu em Bruxelas, tendo também sido recebido pelo presidente francês, François Hollande, em Paris, e pelo chefe de Governo de Itália, Matteo Renzi, em Roma, realçou a importância de uma “aliança” com as outras forças socialistas europeias.