O relatório do procurador especial Jack Smith foi enviado esta madrugada ao Congresso pelo Departamento de Justiça, depois de a juíza Aileen Cannon ter dado luz verde à divulgação do documento. No documento, o procurador sustenta que Donald Trump teria sido condenado pela alegada tentativa de anular o resultado eleitoral de 2020 caso não tivesse vencido as últimas presidenciais nos EUA.
Smith garante que tanto ele como os seus colaboradores atuaram sempre segundo a lei e concluíram que Trump, presidente entre 2016 a 2021, levou a cabo “uma série de esforços criminosos para manter o poder” depois de ser derrotado pelo atual Presidente, Joe Biden, nas eleições de novembro de 2020. “As provas eram suficientes para obter e sustentar uma condenação em julgamento”, lê-se.
Jack Smith demitiu-se do Departamento de Justiça na passada sexta-feira, três dias depois de entregar o relatório ao procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, antecipando o afastamento que tinha sido anunciado por Trump como uma das primeiras coisas que faria quando regressasse à Casa Branca.