Aos 78 anos, Donald Trump volta a ser eleito a “Personalidade do Ano” pela revista norte-americana Time. O órgão de comunicação anunciou esta quinta-feira a eleição do republicano como a figura mais marcante de 2024. “Há 97 anos que os editores da TIME escolhem a Personalidade do Ano: o indivíduo que, para o bem ou para o mal, mais contribuiu para moldar o mundo e as manchetes dos jornais nos últimos 12 meses. Em muitos anos, essa escolha é difícil. Em 2024, não foi””, começou por dizer Sam Jacobs, editor da Time.
A revista justifica a escolha com a vitória “notável” – como descreve a revista – do republicano e com o seu “regresso de proporções históricas” à liderança da Casa Branca. “Hoje estamos a assistir a um ressurgimento do populismo, a uma desconfiança crescente em relação às instituições que definiram o século passado e a uma erosão da crença de que os valores progressistas conduzirão a uma vida melhor para a maioria das pessoas. Trump é simultaneamente o agente e o beneficiário de tudo isto.”
São ainda apontados pela revista o processo de condenação pela justiça norte-americana e as duas tentativas de assassínio de que escapou. Em maio, Trump foi considerado culpado em 34 acusações de um esquema para silenciar uma atriz pornográfica.
A primeira vez que recebeu o título de personalidade do ano pela Time foi em 2016, após vencer as eleições contra a democrata Hillary Clinton. O 47.º Presidente dos Estados Unidos sucede a nome como Taylor Swift – Personalidade do Ano de 2023 – Volodymyr Zelensky – 2022 – e Elon Musk – 2021.
Após o anúncio Trump participou na habitual cerimónia – previamente programada – da abertura da Bolsa de Valores em Nova Iorque.