Ao longo dos últimos dias, o Etna tem apresentado uma atividade rara e que cria um efeito que tanto está a fascinar pela beleza como a provocar dúvidas e receios. Isto porque o vulcão mais ativo da Europa está a encher os céus da Sicília, região do sul de Itália, com o que parecem ser anéis de fumo com formas perfeitas.
O fenómeno é raro, admitem os investigadores do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália, mas apaziguam os mais receosos de que isto signifique que o Etna pode estar prestes a entrar em erupção. Os especialistas garantem que estes chamados anéis de fumo não são realmente feitos de fumo, mas sim compostos maioritariamente de vapor de água.
A formação destes anéis acontece quando as pequenas bolhas de gás pressurizadas que existem no magma rebentam e são expelidas através de crateras com aberturas circulares. O fenómeno raro está atualmente a acontecer no Etna devido ao aparecimento de uma nova abertura no cone vulcânico.
“Na manhã seguinte [ao aparecimento da nova abertura], era evidente a produção de um número impressionante de anéis de vapor. Esta atividade permanece desde então, expelindo centenas, se não milhares, de anéis lindos”, escreve no Facebook Boris Behncke, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia.
Recordamos que este vulcão também produziu anéis semelhantes durante alguns meses no ano 2000 devido à abertura de quatro fissuras circulares na estrutura vulcânica.