O ciclone Harvey, já convertido em tempestade tropical, fez pelo menos cinco mortos e dezenas de feridos na sua passagem por Houston, no Estado do Texas, indicou este domingo o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos da América.
Por causa das inundações, nesta altura a maior preocupação das autoridades da quarta maior cidade do país, o Aeroporto Intercontinental George Bush, o principal de Houston, foi fechado ao tráfico comercial. Uma mensagem da empresa gestora na rede social Twitter informa ainda que as estradas de ligação ao aeroporto estão “cortadas devido a inundações”. O segundo aeroporto da cidade, Hobby, foi também encerrado, uma vez que tem as pistas inundadas.
Entretanto, o hospital público local teve de ser evacuado, disse à Associated Press o responsável pelas operações governamentais na cidade, o juiz Ed Emmett, que adiantou que o motivo teve que ver com inundações na cave que estão a pôr em causa o fornecimento de energia. A mesma fonte acrescentou que os pacientes estão a ser retirados para outros hospitais locais, não referindo o número exato de pessoas.
Já o comandante da Guarda Costeira Kevin Oditt informou que já foram resgatadas mais de 100 pessoas com recurso a helicópteros na área de Houston, à medida que a tempestade tropical Harvey inunda vários bairros.
Segundo o autarca de Houston, Sylvester Turner, as autoridades já receberam mais de dois mil pedidos de ajuda por causa de inundações. Dada a situação de emergência na cidade, o autarca decidiu abrir o centro de convenções e transformá-lo em abrigo. Turner apelou às pessoas para não conduzirem porque são várias as ruas e vias rápidas em Houston que estão inundadas.