Hillary Clinton venceu as eleições dos democratas no Nevada, derrotando Bernie Sanders, na terceira etapa das primárias para a Casa Branca, segundo projeções da imprensa.
“A todos os que participaram, em cada canto do Nevada, com determinação e coração: esta vitória é vossa. Obrigado”, escreveu a ex-secretária de Estado na rede Twitter.
Clinton deverá ficar alguns pontos à frente do senador de Vermont, na consulta organizada pelo partido democrata, segundo os canais televisivos Fox News e NBC.
A diferença entre os dois candidatos era pequena, quando estavam contados 68 por cento dos votos: Hillary Clinton tinha 52,2 por cento dos delegados, contra 47,7 por cento para Bernie Sanders.
Este resultado mostra que a popularidade de Bernie Sanders vai além do eleitorado branco ou do estado de New Hampshire, onde obteve uma grande vitória no início do mês na votação das primárias democratas.
No “caucus” (assembleias locais de eleitores) de Iowa perdeu por pouco para Hillary Clinton.
Sondagens no Nevada tinham indicado que 54 por cento dos eleitores hispânicos escolhiam Bernie Sanders, o que levou Hillary Clinton a fazer uma intensa campanha junto desse eleitorado, que representa mais de um quarto da população.
Trump vence e Jeb Bush desiste
O multimilionário norte-americano Donald Trump venceu, no sábado, as primárias do partido republicano para as eleições presidenciais no estado da Carolina do Sul, a sua segunda vitória do ano em três consultas, noticiou a imprensa norte-americana.
O candidato classificou-se em primeiro lugar, segundo as projeções das estações televisivas Fox News, ABC e NBC, que confirmam o seu estatuto de favorito à nomeação republicana, após a vitória obtida em New Hampshire no início deste mês.
A contagem dos votos estava apenas no início, no sábado à noite, segundo a imprensa.
O aspirante republicano à Casa Branca Jeb Bush anunciou hoje a retirada da sua candidatura à presidência dos EUA, na sequência dos resultados obtidos nas primárias do seu partido nos estados do Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul.
“Esta noite suspendo a minha campanha”, disse Jeb Bush aos seus apoiantes, muito emocionado após a votação na Carolina do Sul.
No Iowa, o primeiro estado a votar a 01 de fevereiro, Jeb Bush ficou em sexto lugar, com menos de 3% dos votos. No New Hampshire, a 09 de fevereiro, foi o quarto mais votado, com 11%, e no sábado na Carolina do Sul repetiu a mesma posição, segundo projeções das estações norte-americanas citadas pela AFP.
Filho e irmão dos dois últimos Presidentes republicanos dos Estados Unidos — George Bush e George W. Bush, respetivamente — Jeb Bush foi governador da Florida entre 1999 e 2007.
A sua candidatura foi anunciada a 15 de junho de 2015.
Apesar de ser o favorito do aparelho republicano (já recebeu o apoio formal de vários congressistas e senadores republicanos) e de ter reunido um forte apoio financeiro, Jeb Bush revelou ao longo dos meses uma postura pouco carismática nos debates e vinha a perder terreno nas sondagens nacionais.