LEIA A REPORTAGEM SOBRE O NOVO LÍDER DA CHINA NA VISÃO QUE ESTÁ NAS BANCAS E VEJA, EM BAIXO, OS VÍDEOS DA FUTURA PRIMEIRA-DAMA
Peng Liyuan tinha apenas 20 anos quando se tornou famosa, do dia para a noite. Literalmente: ela foi uma das cantoras convidadas, em 1983, para atuar na primeira Gala de Ano Novo da CCTV, a poderosa televisão estatal chinesa. Mais de 700 milhões de espectadores ficaram maravilhados com a sua voz de soprano a entoar uma canção do repertório popular chinês. Nascia uma estrela que, a partir daí, se tornou uma presença regular naquele programa – o de maior audiência, todos os anos, na China – realizando, ainda, numerosas digressões e espetáculos no país e no estrangeiro. Mas isto só até 2008. A partir do momento em que o marido ascendeu à vice-presidência, ela reservou-se a um papel mais resguardado.
A partir de agora, com a elevação de Xi Jinping a líder máximo, Peng Liyuan, de 49 anos, pode voltar a sair da sombra e passar a assumir um papel semelhante ao das primeiras-damas dos países ocidentais, o que seria uma novidade, na China. Em maio passado, numa clara indicação de que vai ter maior protagonismo, ela surgiu ao lado de Bill Gates, numa iniciativa antitabagista, e, em junho, foi nomeada embaixadora da Organização Mundial de Saúde, numa campanha contra a tuberculose e a sida. Os tempos estão mesmo a mudar na China.