Num período de 10 dias foram feitos 152 mil downloads do plugin Facebook diconnect, o que simboliza um novo recorde dentro dos aplicativos e ferramentas disponíveis para o navegador do Google. Através deste software, que é uma extensão do Google Chrome, o facebook deixa de receber notificações quando os utilizadores acedem a qualquer site na internet que use o Facebook connect e de ter acesso a informações pessoais enviadas pelos utilizadores a terceiros, como até então faziam.
O Facebook já fez saber que o rastreamento é para uso “inofensivo”, contudo o esclarecimento parece não ter sido suficiente para aquietar a preocupação dos utilizadores, que procuram agora soluções que garantam que sua privacidade na internet está assegurada.
A possibilidade de utilizar esta informação para “publicidade segmentada” é uma das questões que alarma os defensores de privacidade na internet, que lembram que a política de privacidade do Facebook protege os dados dos utilizadores de outras pessoas, mas não do que é feito na rede em si.
Embora o Facebook disconnect bloqueie algumas funções originais dos links e fotos da rede, a adesão à utilização do plugin levou os criadores a lançar um novo, designado Disconnect, desta feita para proteger os utilizadores dos serviços do Twitter e do Google.