Quando, em 11.11.2004 publiquei que teríamos uma crise em 2007, muitos riram. Em Abr/06 publiquei sobre a quebra da bolsa de Lisboa em Set/07. Alguns riram; veio em Agosto. Desde 2008 publico livros sobre como sair da crise.
No PRÓS E CONTRAS de 01.03.10 alertei para as revoluções que viriam, em Atenas, Roma, Paris, Londres e Madrid e até algures. Aí estão. No de 06.12.10 disse que Portugal já estava numa recessão estrutural, das que levam oito anos para sair.Disse que o povo não mais confiava no e-stado (é mesmo com minúscula) e assim precisamos de uma (feminino) estadista, não só políticos. Aí está: as confusões na justiça, as manifestações, etc.. Dos 9,6 milhões de eleitores, só 41% votou nos candidatos do sistema. Cavaco foi eleito com 23% dos votos dos eleitores. Não será isto um voto de desconfiança ao sistema todo?
Derrocadas em Albufeira, enchentes nas metrópoles, caos na política. Tudo foi previsto pelos especialistas, publicado, mas não divulgado. Há modernos sistemas de SMS para alertar técnicos da protecção civil e a população em geral, para minorar os efeitos destas catástrofes. A meteorologia alerta, mas nada se faz. Quando, após as derrocadas, publiquei que elas teriam impacto no nosso turismo, nada se fez. Agora aí estão os dados da AEHTA.
Não tenho bola de cristal, apenas leio os estudos e os relatórios de inquéritos. O meu amor pelo Algarve e Portugal leva-me e pôr em linguagem simples o que os cientistas descrevem e alertam. Em fins deste ano Portugal poderá ter 900 mil desempregados e não só 15, mas 20% de desemprego no Algarve. Haverá mais criminalidade e stress, menor qualidade no atendimento, turistas a gastar menos. Em vez de reduzir desperdícios e custos com os políticos, eles continuarão a cortar gastos essenciais, com saúde, limpeza, prevenção de incêndios. E, como nas portagens e energia, aumentam os custos e o IVA, que afectam a população em geral, não só os privilegiados. Os especialistas já alertaram, este Verão poderáser muito seco. PORTUGAL VAI ARDER. Oxalá este consultor amigo esteja errado.
*Autor de Empreender Turismo de Natureza e Como Sair da Crise