As linhas de comboio de alta velocidade em França estão com várias falhas, esta sexta-feira, após uma série de atos de vandalismo. Segundo um comunicado divulgado pelo grupo ferroviário “vários atos maliciosos simultâneos” terão ocorrido durante madrugada que danificaram as estruturas das linhas de alta velocidade Atlantique, Nord e Est. Os atos de vandalismo ocorrem no dia da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024.
“Devido a atos de vandalismo coordenados em França, que estão a afetar a linha de alta velocidade entre Paris e Lille, todos os comboios de alta velocidade de e para Paris estão a ser desviados para a linha clássica”, refere o comunicado.
As autoridades francesas já revelaram que foram encontrados engenhos incendiários na rede ferroviária, classificando o ato como um ataque massivo. “Estamos a desviar alguns comboios para linhas convencionais, mas teremos de eliminar um grande número deles”, referiu a companhia ferroviária.
A linha sudeste, no entanto, “não está a ser afetada”.
O ataque resultou numa série de atrasos significativos na circulação dos comboios de alta velocidade no país anfitrião dos Jogos Olímpicos. Os constrangimentos devem prolongar-se durante o fim-de-semana.