CORTE – Todos os dias entram 220 toneladas de chapa de aço na linha de produção da fábrica. Existem várias zonas de corte com prensas que chegam a pesar mais de 60 toneladas. Aqui, são produzidos quase todos os elementos de chapa que irão dar corpo à carroçaria dos quatro modelos de veículos ali produzidos CARROÇARIA – É a única zona em que cada modelo tem uma linha de montagem própria. De um lado, entram peças de metal e, do outro, saem estruturas de carroçarias completamente definidas. Estamos em plena zona de robôs. São eles que fazem grande parte do trabalho, desde a soldadura à verificação de dimensões de cada um dos componentes que vão dando corpo ao veículo INTERVENÇÃO HUMANA – Apesar da presença forte de robôs, a fábrica não dispensa o elemento humano. Muitas das tarefas ainda têm de ser realizadas por técnicos especializados, desde a colocação de colas especiais, até à soldadura de alguns componentes CHASSIS – Existe uma pequena linha de produção paralela que monta os chassis dos veículos. Todos os componentes, desde o motor a tubos de escape, eixos, caixas de velocidades, etc., são aqui acoplados. Estas peças provêm de fornecedores externos CASAMENTO – É a fase em que se junta o chassis com a carroçaria, o culminar de todas as operações anteriores. Aqui, é, finalmente, «criado» o automóvel. Na área de montagem da fábrica trabalham 1 100 pessoas, cerca de um terço dos funcionários da Autoeuropa PRODUTO FINAL – Daqui saem, em média, 625 carros por dia, totalmente produzidos em Portugal e que rumam aos quatro cantos do mundo. Apenas 0,6% da produção fica no mercado nacional. O principal cliente é a Alemanha, seguindo-se a China. Estes dois países, juntos, compram quase 50% da produção da Autoeuropa PRODUTO FINAL – Daqui saem, em média, 625 carros por dia, totalmente produzidos em Portugal e que rumam aos quatro cantos do mundo. Apenas 0,6% da produção fica no mercado nacional. O principal cliente é a Alemanha, seguindo-se a China. Estes dois países, juntos, compram quase 50% da produção da Autoeuropa PRODUTO FINAL – Daqui saem, em média, 625 carros por dia, totalmente produzidos em Portugal e que rumam aos quatro cantos do mundo. Apenas 0,6% da produção fica no mercado nacional. O principal cliente é a Alemanha, seguindo-se a China. Estes dois países, juntos, compram quase 50% da produção da Autoeuropa PRODUTO FINAL – Daqui saem, em média, 625 carros por dia, totalmente produzidos em Portugal e que rumam aos quatro cantos do mundo. Apenas 0,6% da produção fica no mercado nacional. O principal cliente é a Alemanha, seguindo-se a China. Estes dois países, juntos, compram quase 50% da produção da Autoeuropa PRODUTO FINAL – Daqui saem, em média, 625 carros por dia, totalmente produzidos em Portugal e que rumam aos quatro cantos do mundo. Apenas 0,6% da produção fica no mercado nacional. O principal cliente é a Alemanha, seguindo-se a China. Estes dois países, juntos, compram quase 50% da produção da Autoeuropa Palavras-chave: Bernardo SassettiFOTOS