No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, foi montado um hospital de campanha junto à entrada para as Urgêscias. O equipamento, cedido pela Cruz Vermelha Portuguesa (CPV), tem capacidade para receber 12 pacientes que aguardem os resultados dos testes ao coronavírus. “Estamos prontos para começar a trabalhar assim que o Santa Maria solicite”, diz à VISÃO Gonçalo Órfão, Coordenador Nacional de Emergência da CPV, pouco depois de ter sido concluída a montagem, no domingo, dia 8. Será a administração do hospital que vai “determinar todo o circuito dos doentes”, continua, e serão feitos os ajustamentos necessários, como, por exemplo, acrescentar mais tendas.

Os 12 compartimentos, separados por cortinas brancas, têm cada um cadeirão ao centro. Na tenda de logística estão prontos a serem utilizados os kits para o pessoal de Saúde (uma caixa com bata, luvas e máscara), assim como várias sanitas portáteis que os pacientes podem necessitar.

Estas tendas não se destinam a internamentos, mas a avaliação clínica. O objetivo é que as pessoas que se dirijam às urgências, ao contrário das recomendações que aconselham o contacto para a Linha SNS24, e que sejam triadas como potencialmente doentes, estejam em isolamento.