Sempre lhe disseram que deve manter as costas retas no momento em que levanta um objeto do chão? Foi esse o conselho que recebou do seu médico ou do seu personal trainer? Talvez não seja bem assim, revela um novo estudo. Investigadores da Universidade de Curtin, na Austrália, garantem que a postura da coluna com que é executado o movimento de levantar um objeto parece não representar uma ameaça para a saúde.
A investigação, publicada no Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy, partiu de uma revisão alargada de toda a investigação já realizada, que incluiu 12 artigos envolvendo 697 participantes submetidos a experiências de levantamento de objetos de diferentes pesos. “Revemos estudos anteriores de participantes que levantaram objetos, variando entre uma caneta e 12 quilos de peso. Não encontrámos evidências que demonstrem que as pessoas que levantam objetos com as costas curvadas corram um ricos maior de lombalgia”, disse John Curtin, professor da Escola de Fisioterapia e Ciência do Exercício da Universidade Curtin e co-autor do estudo.
Nic Saraceni, outro dos investigadores, avançou que as recomendações para manter uma postura reta ao levantar objetos não se justificam tendo em conta os resultados do estudo. “São precisas novas pesquisas para ver como é que quem trabalha com elevação de pesos sem dor lombar posiciona as costas. Essas pessoas podem conter as pistas para entender melhor os fatores de risco para a dor lombar.”
O estudo identificou ainda que fatores como excesso de peso, estados mentais e físicos frágeis ou o levantamento repetitivo de objetos durante períodos de maior cansaço ou fadiga comportam mais riscos do que a postura em que é mantida a coluna no momento da elevação do objeto.