Todos sabemos que para começar bem o dia convém tomar um bom pequeno-almoço, certo? Até pode ser verdade, mas para já não há muitos estudos científicos a comprovarem a tese de que uma refeição muito nutritiva pela manhã traga largos benefícios para a saúde, nomeadamente ao nível da perda de peso.
Para perceber exatamente qual o impacto da primeira refeição do dia na saúde, a Universidade de Bath, em Inglaterra, criou o grupo Bath Breakfast Projet, que tem vindo a lançar algumas novidades sobre o tema.
A mais recente, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, mostra que tomar o pequeno-almoço não tem qualquer impacto no peso. No estudo, os cientistas controlaram a alimentação de 23 voluntários, durante seis semanas. Uma parte do grupo tomava uma refeição de 700 calorias, à escolha, pela manhã. A outra parte não comia nada até ao meio-dia. Verificou-se que o pequeno-almoço deixa as pessoas mais ativas, durante a manhã, enquanto o jejum leva a uma espécie de compensação durante a tarde. Mas ao final do dia, uns e outros ingerem a mesma quantidade de calorias, sendo que não se verificaram diferenças significativas no peso, nem na maior parte dos indicadores de saúde.
No entanto, o grupo dos que tomavam o pequeno-almoço apresentava maior sensibilidade à insulina, logo melhores níveis de açúcar no sangue.
O próximo passo, para a equipa da Universidade de Bath, será avaliar o impacto de diferentes tipos de refeições matinais na saúde.