A BYD, o gigante chinês da área de novas energias e tecnologia, anunciou uma nova plataforma com o potencial para transformar radicalmente o panorama da mobilidade elétrica. A Super e-Platform da BYD promete equiparar a velocidade de carregamento dos elétricos à do reabastecimento dos veículos a combustão, um objetivo há muito ambicionado pela indústria.
“Para eliminar completamente a ansiedade dos utilizadores em relação ao carregamento, o nosso objetivo é tornar o carregamento dos veículos elétricos tão rápido como o reabastecimento de um automóvel a gasolina – alcançando a ‘paridade combustível-eletricidade’ na velocidade de carregamento”, afirmou Wang Chuanfu, presidente do conselho de administração e presidente do Grupo BYD, no evento de lançamento em Shenzhen, na China.
A Super e-Platform introduz um conjunto de tecnologias inovadoras que estabelecem novos recordes no ecossistema dos veículos elétricos de produção em série. Um dos destaques é a potência de carregamento de 1 megawatt (1000 kW), a maior velocidade de carregamento para veículos de produção em série. Na prática, isto significa que a plataforma pode adicionar dois quilómetros de autonomia por segundo, com um carregamento rápido de cinco minutos a garantir até 400 quilómetros de autonomia.
Esta capacidade de carregamento ultrarrápido é suportada por uma “arquitetura de alta tensão de todos os domínios em kV”, a primeira do mundo numa plataforma de produção em série de automóveis de passageiros. Esta arquitetura permite uma capacidade de nível de kV na bateria, no motor, na fonte de alimentação e no ar condicionado. A BYD Super e-Platform integra ainda a “Flash Charging Battery”, que possibilita uma corrente de carga máxima de 1000 A e uma taxa de carga máxima de 10 C (10 vezes a capacidade da bateria), valores de referência para veículos de produção em série.
Para tirar pleno partido desta tecnologia, a BYD também desenvolveu um sistema de terminal de carregamento flash de megawatt, totalmente arrefecido a líquido, capaz de fornecer uma potência máxima de 1360 kW. A empresa planeia instalar mais de 4000 destas estações de carregamento flash de megawatt em toda a China. Além disso, a BYD criou uma tecnologia de “carregamento duplo” que permite atualizar carregadores rápidos e supercarregadores para os novos padrões ultrarrápidos. Esta tecnologia, designada “intelligent boost”, assegura a compatibilidade com estações de carregamento públicas, facilitando o carregamento numa ampla variedade de locais.
A nova plataforma apresenta ainda um motor único com potência de 580 kW, que permite atingir velocidades máximas superiores a 300 km/h nos dois modelos iniciais, o HAN Le o TANG L, comercializados na China. Este desempenho é possibilitado por um novo motor capaz de funcionar até 30.000 rotações por minuto.