O carro desenvolvido pela Sony e pela Honda vai estar disponível nos Estados Unidos em duas versões, o Afeela 1 Origin e o Afeela 1 Signature, com preços desde 89900 e 102900 dólares respetivamente. A confirmação foi dada pela Sony Honda Mobility numa conferência de imprensa na CES 2025. Nesta fase, apenas os residentes da Califórnia podem fazer a pré-reserva do modelo, mediante o pagamento de uma taxa de 200 dólares, com as entregas a começarem a ser feitas em 2026 (Signature) e 2027 (Origin). Para já, ainda não há previsões quanto à chegada do carro a outros estados ou mesmo a outros países.
Pelo preço inicial, os utilizadores vão receber uma subscrição de três anos para várias funcionalidades do carro, incluindo o assistente à condução de Nível 2+ e um assistente pessoal que tira partido de Inteligência Artificial. No que toca a especificações, a autonomia anunciada é de 300 milhas (480 quilómetros) e compatibilidade com a rede Tesla Supercharger.
No carro é possível encontrar ecrãs por toda a largura do painel no interior, 40 sensores para condução semi-autónoma, tração integral e alguns apontamentos de integração de realidade aumentada e mundos virtuais. Durante a apresentação, Yasuhide Mizuno, CEO da Sony Honda Mobility demonstrou uma das capacidades mais avançadas, ao ‘convocar’ o carro a aparecer dando o comando de voz no telemóvel ‘Come on out, Afeela’ e o carro a aparecer no palco, embora não tenha confirmado que esta funcionalidade vá estar disponível no Afeela que será vendido ao público.
Com a chegada de Donald Trump ao poder (e previsíveis cortes nos apoios ao fabrico de carros elétricos) e o aparecimento da China como produtor dominante, os próximos tempos devem ser de parcerias e acordos entre empresas para se conseguir avançar no segmento da mobilidade elétrica.