Carlos Silva e Sancho Ramalho sagraram-se vencedores do Eco Rally de Lisboa 2024, a sexta etapa do Campeonato Portugal de Novas Energias – PRIO, que decorreu no passado sábado na região da grande Lisboa. A dupla, ao volante de um BMW i3, demonstrou grande perícia e consistência ao longo dos 195 km do percurso, que atravessou Lisboa, Vila Franca de Xira, Mafra, Sintra e Cascais.
Emilien Le Borgne e Alexandre Stricher, em Dacia Spring 65, conquistaram o segundo lugar na geral, enquanto Nuno Serrano e Alexandre Berardo, em Kia EV6, completaram o pódio.
A elevadíssima competitividade deste campeonato ficou uma vez mais evidenciadas pelos números: apenas 9 segundos separaram o quinto do primeiro.
Na vertente de Eficiência Energética, Emilien Le Borgne e Alexandre Stricher foram os mais eficientes na gestão da energia do seu Dacia Spring 65. Carlos Silva e Sancho Ramalho garantiram o segundo lugar, seguidos de Pedro Morais e Silvia Coutinho, em Hyundai Ioniq 5.
A Power Stage, um troço cronometrado que atribui pontos adicionais, foi vencida por Filipe Maia e Tiago Caio, em Polestar 2.
Sancho Ramalho, navegador da equipa vencedora, destacou da “tarde excecional, marcada por sucessivas recuperações até atingirmos o primeiro lugar”, o que aconteceu ao ‘cair do pano’, na última especial de classificação em Sintra. Carlos Silva, piloto vencedor, expressou a sua satisfação por vencer em Lisboa, especialmente por ter passado pela sua terra natal, Mafra, e por reforçar a competitividade no campeonato.
A dupla Carlos Silva e Sancho Ramalho é a única que conta com duas vitórias na edição de 2024 do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO. Após a prova de Lisboa, a classificação do campeonato ficou ainda mais ‘renhida’, deixando todas as decisões para a sétima e última prova, no Alentejo.
Equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot no top 10
A equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot marcou presença no Eco Rally de Lisboa com duas duplas: Ivo Miguel Tavares e João Paulo Martinho, ao volante de um Peugeot e-208, alcançaram a sexta posição na classificação geral, enquanto Sérgio Magno e Ana Joaquim, em Peugeot e-3008, conquistaram a 10ª posição. Recorde-se que a dupla Magno/Joaquim vinha de uma vitória no EcoRally Madeira, a prova anterior do campeonato.
O Campeonato Portugal de Novas Energias – PRIO, promovido pela MyTime e sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), termina nos dias 16 e 17 de novembro com o Eco Rally Alentejo Central. Este campeonato único em Portugal promove a mobilidade elétrica e demonstra o potencial dos veículos elétricos no desporto automóvel.