Localizada em Kuppenheim, Alemanha, a nova fábrica da Mercedes-Benz permite a este fabricante fechar o ciclo de vida das baterias dos veículos elétricos, recuperando matérias-primas valiosas e reduzindo a dependência de recursos primários.
Segundo o comunicado de imprensa, a taxa de recuperação da fábrica é impressionante, superando os 96%. Lítio, níquel e cobalto, metais essenciais para a produção de baterias, são recuperados e reutilizados na produção de novas baterias para veículos elétricos da Mercedes. Este processo contribui significativamente para a economia circular e para a redução do impacto ambiental da produção de veículos elétricos.
A Mercedes-Benz contou com a colaboração da Primobius, uma joint venture entre a SMS group e a Neometals, e de três universidades alemãs no desenvolvimento do projeto, que recebeu ainda apoio financeiro do Ministério Federal Alemão para Assuntos Económicos e Ação Climática.
A tecnologia mecânico-hidrometalúrgica utilizada na fábrica permite a separação eficiente dos diferentes componentes das baterias, como plásticos, cobre, alumínio e ferro. A “massa negra”, que contém os metais valiosos, é submetida a um processo químico que extrai lítio, níquel e cobalto com um elevado grau de pureza.
Além da eficiência na recuperação de materiais, a fábrica destaca-se pelo seu baixo consumo energético e reduzida produção de resíduos. A utilização de energia 100% verde, proveniente de um sistema fotovoltaico instalado no telhado, reforça a sustentabilidade da operação.
Com capacidade para processar 2500 toneladas de baterias por ano, a fábrica em Kuppenheim consegue produzir material suficiente para 50 mil módulos de bateria, contribuindo para o aumento da produção de veículos elétricos da marca alemã.
A fábrica de reciclagem de baterias é mais um passo na estratégia de sustentabilidade da Mercedes-Benz, que engloba o desenvolvimento de baterias com “design circular”, a produção de baterias neutras em carbono e a reutilização de baterias em sistemas de armazenamento de energia.