A Google e o Grupo Renault anunciaram ter assinado novos acordos que abrangem a conceção e implementação da arquitetura digital do ‘Software Defined Vehicle’ e o reforço da digitalização do grupo fabricante de automóveis. Os dois parceiros pretendem desenvolver, ao abrigo destes contratos, conjuntos de componentes de software dedicados à nova plataforma, tanto para a bordo como para a periferia do veículo, aproveitando as sinergias no contexto da estratégia ‘Move to Cloud’ do Grupo.
A parceria entre as duas organizações neste âmbito começou em 2018 e está agora a acelerar, segundo o comunicado de imprensa, “para criar um verdadeiro gémeo digital (Digital Twin), equipado com as mais avançadas tecnologias de Inteligência Artificial (IA), para facilitar a integração contínua de serviços no veículo e a criação de novas aplicações in-car ou aplicações on-demand”.
Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, lembra que os automóveis estão a ter uma arquitetura eletrónica exponencialmente mais complexa e que os clientes esperam serviços cada vez mais sofisticados pelo que “com uma plataforma informática partilhada, atualizações contínuas e acesso simplificado aos dados dos automóveis, a abordagem SDV desenvolvida em parceria com a Google transformará os nossos veículos em mais objetos tecnológicos. Isto aumentará o valor residual e a retenção pós-venda, que são dois fatores-chave do nosso desempenho financeiro”. Já Sundar Pichai, CEO da Google, refere que “o combinar a nossa experiência na nuvem, IA e Android, o Grupo Renault está a acelerar a sua transformação digital para proporcionar uma experiência segura e altamente personalizada que corresponde às expectativas dos consumidores em evolução”.
Os projetos iniciais que estão em desenvolvimento passam por manutenção preventiva para melhor detetar e retificar falhas em tempo quase real, se necessário; experiência personalizada no veículo para se adaptar ao comportamento de condução, destinos comuns, etc; e modelos de seguros baseados na utilização real e no comportamento de condução.