Se utiliza um veículo elétrico é provável que conheça a rede Mobi.E. É a rede pública nacional de postos de carregamento, que tem a particularidade de ser de acesso universal. Ou seja, é uma rede onde qualquer utilizador pode carregar o seu veículo elétrico, independentemente dos comercializadores de energia escolhidos. Um sistema similar ao que acontece com a rede Multibanco, onde podemos usar qualquer cartão bancário em qualquer caixa da rede.
Para aceder aos carregadores da rede Mobi.E, os utilizadores só precisam de um cartão fornecido pelo comercializador (ou de uma app, no caso do comercializador Miio). Não há limites aos cartões que cada utilizador pode contratar.
Ao contrário do que acontecia na fase inicial da rede, a Mobi.E não é operador de postos de carregamento. É, sim, a entidade que gere as comunicações e os dados da rede. Esta entidade, que é uma empresa pública, tem, ainda, o papel de dinamizar o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal. Esta função foi reforçada no novo site, onde é destacada informação sobre as vantagens da mobilidade elétrica.
Uma das novas ferramentas é o sistema de pesquisa de postos (www.mobie.pt/redemobie/procurar-posto), que está agora mais simples de utilizar, permitindo filtragens por distância, localização, tipo de tomada, tipo de posto (normal, rápido, semirrápido e ultrarrápido), nível de potência (através de corrediça) e operador.
A Mobi.E indica ainda os valores de operação de cada posto, o que ajuda o utilizador a calcular o valor que será cobrado pelo carregamento. Recordamos que os custos de carregamento nos postos Mobi.E resultam da soma do valor cobrado pelo comercializador pela energia (contratualizado com o utilizador) e o valor cobrado pelo operador do posto.