Com o clube encerrado desde janeiro, por problemas na estrutura do edifício do número 39 da Praça da Alegria, em Lisboa, o Hot Clube de Portugal – cuja história pode conhecer na VISÃO desta semana nas bancas – comemora este fim de semana o seu 75º aniversário com uma série de sete concertos no Bar do Teatro da Comuna e no Fórum Lisboa.
“O desafio foi manter alguma coerência em termos de programação artística, com uma qualidade musical muito alta, mas, ao mesmo tempo, muito variada. Todos os músicos que se vão apresentar tem uma relação de afeto com o Hot”, diz Pedro Moreira, presidente do Hot Clube recentemente eleito.
“Os Lokomotiv, que comemoram agora o seu 25º aniversário, há muitos anos que tocam ali”, exemplifica. “O Zé Eduardo fundou a Escola de jazz do Hot, e o João Paulo Esteves da Silva começou a tocar no Hot ainda nos anos 70. Já o Hugo Lobo é um jovem que estudou na Escola.”
No concerto deste domingo – dia 19, data redonda dos 75 anos –, apresentam-se as duas formações do Hot, a Orquestra e o Sexteto, recriando música que foi composta ou gravada em 1948, ano da fundação do Clube. Um concerto para “tirar o chapéu” à criatividade dos grandes mestres do jazz dessa década, como Duke Ellington, Charlie Parker, Billie Holliday.
“A nossa ideia é não só homenagem o fundador, Luís Villas Boas, como as figuras muito importantes da história do clube que desapareceram neste último ano – entre os quais o meu pai, Bernardo Moreira, e o Paulo Gil”, conclui Pedro Moreira.
O programa que marca o arranque das comemorações dos 75 anos do Hot Clube
SEXTA-FEIRA, 17
Bar do Teatro da Comuna
∙ 22h Lokomotiv, de Carlos Barreto (contrabaixo), Mário Delgado (guitarra elétrica) e José Salgueiro (bateria). O trio comemora 25 anos em 2023
∙ 24h Jam session do Trio de Hugo Lobo (piano), com Romeu Tristão (contrabaixo) e Gabriel Moraes (bateria)
SÁBADO, 18
Bar do Teatro da Comuna
∙ 15h Espetáculo dos Combos da Escola de Jazz Luís Villas-Boas
∙ 17h Mesa-redonda sobre “O Ensino do Jazz em Portugal”, com Zé Eduardo, fundador da Escola do Hot (hoje Escola Luís Villas-Boas), Gonçalo Marques, diretor pedagógico, Bruno Santos, guitarrista e professor, e Pedro Moreira, diretor do Hot
∙ 19h Concerto de Zé Eduardo (bateria) e João Paulo Esteves da Silva (piano)
∙ 22h Mingus Project, de Nelson Cascais (contrabaixo), com João Pedro Coelho (piano), André Sousa Machado (bateria), Ricardo Toscano (sax) e Diogo Duque (trompete)
∙ 24h Jam Session com Filipe Melo (piano), Romeu Tristão (contrabaixo) e João Pereira (bateria)
DOMINGO, 19
Fórum Lisboa
∙ 19h Orquestra e Sexteto do Hot. Convidados especiais: Jeff Davis (vibrafone), Mário Laginha (piano), Ricardo Toscano (sax) e Maria João e Rita Maria (voz). Música de 1948, ano em que nasceu o Hot
Festival de Jazz do Hot Clube de Portugal > Teatro da Comuna > Av. Calouste Gulbenkian, Pç. de Espanha > Fórum Lisboa > Av. Roma, 14, Lisboa > 17-19 mar, sex 22h-24h, sáb 15h-24h, dom 19h > bilhetes diários €10