Depois de ter passado no festival LEFFEST, em 2019, chega finalmente às salas Marighella, poderoso filme de Wagner Moura que retrata uma das maiores lendas da luta contra a ditadura militar brasileira. Carlos Marighella (1911-1969) chegou a ser eleito deputado estadual, mas, perante o endurecimento implacável do regime fascista, passou à clandestinidade, organizando e liderando a Ação Libertadora Nacional, um movimento armado, de ideologia marxista-leninista, que tinha como objetivo derrubar a ditadura. Guerrilheiro, político e escritor, Marighella tornou-se uma espécie de herói romântico, um Che Guevara brasileiro, disposto a ir até às últimas consequências em nome dos seus valores.
A sua história já havia inspirado vários cineastas e até uma canção de Caetano Veloso, mas nenhuma obra conseguiu alcançar a visibilidade deste filme de Wagner Moura. No seu primeiro trabalho como realizador, o conhecido ator brasileiro traz a emoção e a intensidade de alguns filmes e séries em que participou, como Tropa de Elite ou Narcos.
Há uma permanente envolvência acelerada nos acontecimentos, o que deixa o espectador agarrado ao ecrã, ao mesmo tempo que se traça um retrato psicológico complexo da personagem; a luta pelas grandes causas é colocada em contraponto com a humana relação à distância com o filho. Com o músico Seu Jorge no principal papel, Marighella é um empolgante thriller feito de atos heroicos e sacrifícios em busca de um mundo mais justo.
Veja o trailer do filme
Marighella > De Wagner Moura, com Seu Jorge, Ana Paula Bouzas, Bella Camero, Herson Capri > 155 minutos